Vinícolas recebem premiação do 1º Concurso de Uva e Vinho de Mesa das Montanhas Capixabas

por Assessoria de Comunicação publicado 04/11/2021 16h24, última modificação 24/11/2021 11h02

A 1ª edição do Concurso de Uva e Vinho de Mesa das Montanhas Capixabas reuniu cerca de aproximadamente 300 pessoas em São José de Fruteiras (Vargem Alta), neste final de semana.

À Associação de Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (APISBES) e os produtores das Vinícolas  da “Região São Bento de Urânia” e toda região de abrangência da IG (Indicação Geográfica) que  compõe os Municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta promoveram na noite do último sábado (30/10) a cerimônia de premiação do 1º Concurso de Uva e Vinho de Mesa das Montanhas Capixabas.

O evento obedeceu aos decretos em vigor, com restrições como limite de representantes por produtores, número menor de convidados e uso de máscara. No total, foram entregues 12 troféus 1º,2º e 3º lugar aos produtores das vinícolas, realizada na Empresa Pedro Milanesi, em São José de Fruteiras (Vargem Alta).

A 1ª edição do concurso contou com 7 produtores inscritos. No total, foram avaliadas 28 amostras em quatro categorias: Vinho Seco e Suave, Uva de Vinho  e Uva de Mesa. Os vinhos correspondentes às amostras premiadas  foram expostos no evento em stand de vendas pelos produtores. Em janeiro deste ano, foi realizado a visita técnica para a classificação do concurso de Uvas de Vinho e Mesa, na noite do evento foi aberto os envelopes,  e a seleção dos vinhos seco e suave ocorreu durante o evento de sábado, com a participação de duas sommelières de Vitória no júri técnico,  para eleger o melhor vinho de sua categoria.

O Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi parabenizou as vinícolas participantes, enfatizando a importância da família na cadeia produtiva da uva e do vinho. “Temos que enaltecer o trabalho de vocês, bem como dos especialistas que avaliam as amostras de vinhos, sempre de forma voluntária”, afirmou. O Presidente da Câmara Municipal também cumprimentou os premiados por aprimorarem continuamente a qualidade dos produtos.

A Presidente da Câmara de Vargem Alta, Alessandra Olga Borges Fassarella, o Prefeito de Lajinha – MG, João Rosendo Ambrósio de Medeiros, também participaram da entrega dos troféus. Entre as presenças registradas, estavam o Secretário da Agricultura de Marechal Floriano, Sergio Stein, a Sub-Secretária de Agricultura  de Marechal Floriano, Priscila Kiefer, representantes da Associação de Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (APISBES) e diversos Secretários Municipais.

De acordo com o Diretor Executivo da ASPISB, Jandir Gratieri. “É preciso citar que o projeto integra a Região São Bento de Urânia, a IG (Indicação Geográfica)  do inhame (Colocasia Esculenta) que  abrange os Municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta, o intuito do concurso é valorizar os produtores e produtoras que trabalha de Sol a Sol, incentivar o polo vitivinícola,  melhorar a qualidade dos vinhos, aprimorar a qualificação profissional, geração de renda e oportunidade de novos postos de trabalho, impulsionar o turismo e o agro turismo, gastronomia, valorizar os produtos e subprodutos,  produzido nas pequenas agroindústrias artesanais.  Exemplo,  produto feito com Inhame, Socol e entre outros, a valorização da agricultura familiar,  dando visibilidade e notoriedade do local ou território aonde são produzidos, lembrando que temos que valorizar o que é produzido na nossa região”, pontuou Jandir Gratieri.

Na sequência também foi anunciado os vencedores do concurso das categorias Vinho Seco e Suave, Uva de Vinho e Uva de Mesa e as entregas das premiações, além da valorizar a gastronomia de toda região de abrangência da IG (Indicação Geográfica), foram servido o Socol e o Pudim de Inhame (Colocasia Esculenta) que visa valorizar a cadeia produtiva dos Municípios que preconizam a IG de “Região São Bento de Urânia”, seguindo o evento com churrasco e show musical com moda de viola, com Tony da Viola e Banda. Confira o resultado abaixo!

Vinho Seco

1º lugar- Antônio Rigoni e Maria José Altoé - São Cristovão - Marechal Floriano - ES

2º lugar- Família Gratieri - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

3º lugar- Elson Antônio Denadai - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

Vinho Suave

1º lugar- Elson Antônio Denadai - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

2º lugar- Antônio Rigoni e Maria José Altoé - São Cristovão - Marechal Floriano - ES

3º lugar- Família Gratieri - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

Uva de Vinho

1º lugar- Antônio Rigoni - São Cristovão - Marechal Floriano - ES

2º lugar- Jandir Gratieri - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

3º lugar- Sereno José Gardin Rubert - Victor Hugo - Marechal Floriano - ES

 Uva de Mesa

1º lugar- Jandir Gratieri - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

2º lugar- Brenda Simoni - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

3º lugar- Antônio Rigoni - São Cristovão - Marechal Floriano - ES

 

Assessoria de Comunicação - CMMF/ES

Cícero Modolo

E-mail: cmmfes@gmail.com

Tel: (27) 3288-1925 - Ramal 201 - 202