Pesquisa de Satisfação

por DINHO BRAGA publicado 18/06/2025 16h35, última modificação 18/06/2025 16h48
A Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Conforme o inciso I do § 3º do art. 37 da Constituição Federal, é garantido ao cidadão o direito básico de acompanhar e avaliar a prestação dos serviços públicos.

O artigo 23, § 1º, da referida Lei estabelece que a avaliação dos serviços públicos deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano, por meio de pesquisa de satisfação ou por outro instrumento que assegure a significância estatística dos resultados.

A Câmara Municipal de Marechal Floriano, em conformidade com a legislação vigente e comprometida com a melhoria contínua dos serviços prestados, disponibiliza em seu site institucional uma Pesquisa de Satisfação voltada a todos os cidadãos que foram atendidos nos gabinetes parlamentares, setores administrativos ou utilizaram quaisquer serviços oferecidos pelo Poder Legislativo municipal.

A pesquisa tem como objetivo medir o nível de qualidade dos serviços oferecidos, permitindo identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. Os dados coletados contribuem diretamente para o aperfeiçoamento dos atendimentos, o fortalecimento da governança e a valorização da imagem institucional da Câmara.


A Pesquisa de Satisfação é composta por 16 perguntas objetivas, cada uma com cinco alternativas de resposta em formato de múltipla escolha, nas quais o cidadão deve selecionar apenas uma opção. O item 16 é de resposta aberta e opcional, permitindo comentários ou sugestões.

A pesquisa avalia os serviços da Câmara com base nos seguintes pontos: 

  • Clareza das informações fornecidas;
  • Facilidade para usar e navegar no site ou sistema;
  • Qualidade do atendimento e dos canais de comunicação;
  • Funcionamento e disponibilidade dos serviços;
  • Tempo de espera para receber o serviço;
  • Eficiência no atendimento da solicitação.


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