Presidente da Câmara realiza à assinatura do livro oficial do tombamento do Museu da Imigração

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2021 16h15, última modificação 24/11/2021 11h02

Na tarde desta segunda-feira, (08), o Presidente da Câmara de Vereadores, Cezinha Ronchi (PSDB), recebeu a visita da Secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, na sede da Câmara de Marechal Floriano para a assinatura do livro oficial do tombamento do Museu da imigração como Patrimônio Histórico Cultural.

Livro do Tombo, servirá para inscrição do tombo dos bens patrimoniais, paisagísticos, ecológicos, históricos e artes aplicadas, na forma da lei municipal n° 2.137, de 21 de outubro de 2019. Durante a visita o Presidente da Câmara Cezinha Ronchi, assinou o livro oficial do tombo, reafirmando o compromisso com a preservação do Museu.

História

A Estação Ferroviária foi inaugurada em 13 de maio de 1900, e por seu valor histórico, arquitetônico, urbanístico e cultural, foi tombado pelo Decreto N° 10.611de 19 de outubro de 2020. O prédio encontra-se, portanto, registrado no livro do tombo, conforme inscrição n° 01 e sujeito a proteção especial, de acordo com a Lei Municipal n° 2.137.

O Prédio Cultural possui pedras que foram fixadas com óleo de baleia, estrutura arquitetônica com paredes de granito, chão revestido com estilo rústico, telhas francesas, caibros em madeira européia, bem como portas e janelas imperiais.

Desde sua inauguração, o prédio da Estação Ferroviária foi referência para os munícipes e visitantes, também considerado uma identidade cultural para turistas e moradores. Além de ser palco de diversas emoções no decorrer dos 120 anos de trajetória.

🗣️✍🏻🗒️ 📷 (Texto e Fotos: Cícero Modolo e Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)