Presidente da Câmara de Marechal Floriano se reúne com a Incaper para Campanha de Controle Biológico do Borrachudo

por Assessoria de Comunicação publicado 26/02/2021 10h38, última modificação 24/11/2021 11h02

Na tarde desta terça-feira (23), o Presidente da Câmara de Marechal Floriano se reuniu com Secretários (a) municipais de Turismo dos Municípios de Viana, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
Na ocasião foi abordado o projeto da união da Campanha de Controle Biológico do Borrachudo na sede do Montanhas Capixabas Convention em Pedra Azul.
Objetivo é agregar a parceria entre os Municípios envolvidos para aderir a Campanha de Controle do Borrachudo.
Durante a reunião, estava presente o Presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi com a presença de autoridades, lideranças Intermunicipais, dentre eles, a Secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, o Turismòlogo, Jackson Burini, a Curadora do Museu de Imigração de Marechal Floriano, Sônia Werneck, a Gestora de Projetos do Convention, Andréa Rosa e o o Pesquisador científico do Incaper, José Salazar Zanuncio Junior.
Considerada um problema de saúde pública, a infestação do borrachudo tem sido combatida há décadas no município. Segundo o Pesquisador científico na Incaper, José Salazar Zanuncio Junior, a iniciativa tem como objetivo minimizar o sofrimento dos agricultores e também incentivar a atividade turística na área rural da cidade, reduzindo o “ataque” desses insetos aos turistas.
IOLARVICIDA – O BTI é feito à base de grânulos de milho, sendo dispersivo em água e o único apropriado para utilização em água potável. Já seu ingrediente ativo é composto de cristais proteicos e esporos que, aplicados na água, são filtrados e ingeridos pelas larvas. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, o que cessa a atividade das mesmas, levando-as à morte nas primeiras 24 horas após a aplicação do produto.
✍🏻📷 (Texto e Fotos: Cícero Modolo e Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)