Novo leilão e falta de manutenção, em veículos e em maquinário da prefeitura, esquenta noite de debates no Plenário da Câmara de Marechal Floriano

por Assessoria de Comunicação publicado 20/05/2021 11h55, última modificação 24/11/2021 11h02

A 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano, na noite desta terça (18) teve início com a participação do representante da associação representante dos produtores de inhame, devido a passagem da ‘semana do inhame’, onde, entre outras atividades, há a transferência de conhecimento para uma produção maior, mais sustentável e com certificação.

Ao usar a Tribuna livre, produtor de inhame da região de São Bento de Urânia, município de Alfredo Chaves, Jandir Gratieri, apresentou a evolução da cultura nos últimos anos, com o aperfeiçoamento de técnicas de plantio, onde, também em Marechal Floriano, na comunidade de Victor Hugo, passou a ser trabalhado de forma sustentável e com maior produtividade.

Porém, o agricultor relatou haver dificuldades ao tentar diálogo com a Secretaria Municipal de Agricultura, para implementar o programa chamado ‘Sustentabilidade e meio ambiente do campo a mesa’. 

Mesmo com obstáculos, Gratieri informou que conseguiu nesta semana, realizar a primeira colheita, onde a produção que atualmente, está entre 15 e 20 toneladas por hectare, poderá com a técnica, alcançar 40 toneladas no mesmo espaço, no Sítio da Lagoa, em Victor Hugo.

Em Plenário, os vereadores trataram de diversos assuntos inerentes a melhorias para os cidadãos, porém o ponto alto do debate foram os vários momentos em que a forma como a prefeitura cuida de seus veículos e maquinário, foi criticada.

A falta de manutenção e de cuidado foi apontada, pelos vereadores, como problema e uma consequência disso é o gasto de recursos públicos com a contratação dos mesmos equipamentos de particulares, ou a demora na realização dos serviços.

Felipe Delpuppo (Rede) novamente faz pedido de serviço de máquina, agora para resolver situação de perigo na estrada ‘Quinta dos Lagos’, onde veículos podem cair em um barranco. Projeto de Lei de sua autoria, sobre proteção animal, teve repercussão nacional. Delpuppo explicou que vinte vereadores, de outros estados, o procuraram para implementar a lei em suas cidades.

Maylson Littig (PSB) fez coro a palavra do produtor rural, ao afirmar que o homem do campo precisa de incentivo e melhoria de estradas. O vereador defende que haja mais agilidade na cessão de maquinário para atender propriedades que buscam este serviço junto ao setor público. O socialista também alertou pela necessidade de realizar o serviço de ‘tapa-buracos’ no Trevo de Parajú, onde os moradores reclamam com seus carnês de IPTU pagos, sem a realização da manutenção da via.

No mesmo sentido, Natalino Bianqui (PRTB) cobra da prefeitura a manutenção de seus veículos e maquinários, que, segundo ele, acabam sucateados por falta de manutenção. Nesse sentido e ao cumprir sua função de fiscalizar, solicitou informações da prefeitura sobre o quantitativo de veículos e tratores que se encontram no pátio, sem manutenção, qual o serviço necessário para voltar a operar e o servidor responsável pela manutenção.

Bianqui questiona, via Requerimento, o porquê de a prefeitura terceirizar a empresa particular o serviço de caminhão prancha, para o transporte de máquinas, sendo que há um veículo próprio na garagem, sem ser utilizado.

Dório Braun (Rede) enviou ofício ao sindicato rural para que o mesmo ofereça orientação aos agricultores sobre como realizar serviços onde haja restrições pela legislação ambiental, para que os mesmos façam suas interferências de acordo com a lei e evitem a aplicação de multas por crimes ambientais, devido à falta de informação. 

O parlamentar solicitou a ampliação da rede de iluminação pública na Avenida dos Imigrantes, após o centro de Araguaya, sentido a Alfredo Chaves, onde há muitas residências. Braun agradeceu ao Executivo pela realização de serviço de ‘tapa-buracos’, no mesmo distrito. Sobre o servidor para a roçagem, Dório pondera que o trabalhador pode estar disponível para o serviço, mas, se o equipamento estiver quebrado, impossibilita sua realização por falta de manutenção.

Dodô Krohling (Republicanos) reforça a fala dos colegas sobre os equipamentos públicos que deveriam servir aos moradores de Marechal Floriano. Ele cita que quatro tratores retroescavadeira já foram leiloados por falta de manutenção e uma melosa (veículo com tanque de abastecimento para tratores e caminhões em deslocamentos no interior) deixou o município e está em uso em Alfredo Chaves. 

O parlamentar informa que, também, são gastos cerca de R$ 1,1 milhão por ano com aluguel de caminhão coletor de lixo, recurso que poderia ser economizado com a manutenção e conservação de um que fosse de propriedade do município.

Como agricultor, Krohling repercute a fala de Gratieri sobre a lentidão ou falta de eficácia no atendimento ao produtor rural, que gera receita de impostos para o município. O republicano cobra transparência e critica o que chama de ‘empreguismo’. O vereador sugere que o município contrate um agrônomo para melhorar o suporte ao agricultor.

Navar Boeno (PSB) solicitou melhorias para vias no município e informou que busca ajuda do governo do Estado, para que envie recursos para o município fazer as obras necessárias e que são de alto custo, como um muro de arrimo no bairro Jarbinhas. 

O socialista se coloca contrário a extinção da comarca de Marechal Floriano, onde aponta que pode haver ônus para os advogados e dificuldade no acesso à justiça para os cidadãos.

Abrão Kiffer, o coquinho (PTB), informou que a Cesan vai ampliar a rede de captação e o tratamento de esgoto no município, além da construção de uma elevatória, para ampliar a oferta de água potável. O petebista também anunciou que estão sendo perfurados poços artesianos comunitários, no interior. O vereador agradeceu aos órgãos competentes que, segundo ele, ‘resolveram o problema’ dos moradores de rua no centro da cidade, a pedido dos moradores.

Cezinha Ronchi (PSDB) se mostrou solidário com as demandas levantadas pelo produtor de inhame e afirmou que o morador do campo merece mais atenção nas estradas, onde aponta a aplicação de Revsol como solução e, também, merece grande atenção na área de saúde.

Sobre o leilão da ‘melosa’, o presidente da Casa lembrou que o promotor da cidade fez uma recomendação ao Legislativo para que ela não fosse leiloada. Na ocasião, a Câmara não autorizou sua venda. Durante a Sessão houve a informação de que ela foi trocada com o município de Alfredo Chaves, por uma máquina patrol e agora serve para o abastecimento do maquinário da cidade vizinha.

Ronchi esteve na capital, junto ao prefeito em exercício, João Cabral, em mobilização para que a comarca de Marechal Floriano não seja extinta e não seja incorporada ao Fórum de Domingos Martins.

O vereador Renato Werneck (PSDB) não participou dos trabalhos por estar em tratamento de saúde. Na pauta do dia, o Projeto de Lei 033/2021, do Executivo, que autoriza nova realização de leilão, foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes à Sessão.

Em Moção do vereador Luciano Navar Boeno, a escritora de Marechal Floriano, Giovana Cristina Schneider, foi homenageada em Plenário, pelo lançamento de seu terceiro livro: No paralelo da vida.

Fonte de divulgação da matéria e reportagem completa: www.noticiacapixaba.com

📷 (Fotos: Cícero Modolo - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)