por Assessoria de Comunicação publicado 25/01/2021 16h40, última modificação 24/11/2021 11h02

Monte das Três Cruzes

Monte das Três Cruzes, uma parada obrigatória da Rota do Vale do Inhame na Região Serrana do Estado do Espírito Santo.

Quem vem de Vitória ou Marechal Floriano á Victor Hugo costuma pegar a Rodovia BR 262 até a estrada da Rota do Vale do Inhame. Essa estrada também leva à São Bento de Urânia, Matilde e Alfredo Chaves. Mas é descendo rumo ao Carolina, na direção esquerda, próximo ao acesso de Córrego Fortuna, que está situada a parada com uma das paisagens mais lindas de toda a Rota do Vale do Inhame. É logo ali o acesso do Monte das Três Cruzes! Se o tempo estiver bom, pratique a caminhada até o Monte e contemple o visual espetacular.

A Rota do Vale do Inhame

São Bento de Urânia é uma vila muito amigável com os visitantes. A região, tem grande oferta de Sítios e Vinícolas que recebe a maioria dos turistas em viagem à Região. Quem visita a Rota do Vale do Inhame precisa estar preparado para a inconstante previsão do tempo. Faça chuva ou faça sol (muitas vezes, no mesmo dia), não deixe de percorrer o Monte das Três Cruzes, conhecer um pouco da sua história e saber mais sobre como a cidade cresceu visitando memoriais que homenageiam os Imigrantes Italianos.

Curiosidades no trajeto até o Monte das Três Cruzes

O Monte das Três Cruzes é um Local de Meditação, Paz, Conversão e História. Por uma picada onde passaram os primeiros Imigrantes em 1884, terra dos índios Puris, onde passaram jesuítas e bandeirantes em busca de ouro nas cabeceiras do Rio Benevente. Fica em São Bento de Urânia e é um dos atrativos da Rota do Inhame que se inicia em Victor Hugo em Marechal Floriano - ES.

Mais um mistério na caminhada de 1 hora e 40 minutos até o Monte das Três Cruzes. Um muro de pedras na picada que dá acesso ao local foi construído por quem? Será pelo Diretor Joaquim Adolfo Pinto Pacca e sua equipe que denominou a localidade de Urânia ( uma de suas Filhas) em 1884( Era amigo de D. Pedro II) e também pode ter tido mão de obra escrava( índios ou negros) ou foram os Imigrantes Italianos para proteção da picada em meio ao alto penhasco?

Outro mistério na Caminhada até o Monte das Três Cruzes em São Bento de Urânia, uma nascente de água potável para saciar a sede dos caminhantes, o acesso fica a 1.100 metros de altitude. Segundo os moradores da localidade, a água é benta!

IG da Região São Bento de Urânia

O território de São Bento de Urânia é tão propício para o cultivo de inhame que ao longo do tempo a região desenvolveu a sua própria cultivar do tubérculo, o Inhame São Bento. Uma tradição que fez com que hoje a região seja conhecida nacionalmente como a capital do inhame.

História

A história do cultivo de inhame na região de São Bento de Urânia se inicia com a chegada de imigrantes italianos na região, por volta do ano de 1887. Inicialmente, a cultura do inhame localizava-se em brejos, cerca de córregos, mas ao longo do tempo foi verificando que a plantação era mais viável em terrenos secos, devido à facilidade do plantio e colheita.
Dentre as variedades de inhame plantadas em território capixaba estão o Inhame Chinês; Inhame Branco do Brejo; Inhame Rosa Italiano. Atualmente, a região também conta com o Inhame São Bento, cultivar de inhame genuinamente capixaba, que apresenta produtividade superior às outras variedades.
São Bento de Urânia ganhou esse nome devido a fé dos imigrantes ao Santo São Bento, pois havia muitas cobras na região. Seu lema é “ora e labora”, ou seja, oração e trabalho, o que demonstra o caráter religioso dos moradores da região.
Urânia foi o nome dado pelo Engenheiro Agrimensor Joaquim Adolpho Pinto Pacca então Diretor do Núcleo Colonial Castelo, em homenagem a uma de suas filhas que se chamava Urânia Amarília Pinto Pacca, assim ele denominou a região em 1883, na qual Urânia era uma secção do Núcleo Colonial Castelo.

Território

São Bento de Urânia faz parte da zona rural de Alfredo Chaves, município capixaba, localizado ao sul do estado. A região é um dos maiores produtores de inhame do Brasil e por isso o município de Alfredo Chaves é conhecido como a Capital do Inhame, sendo que cerca de 80% dessa produção vem da região de São Bento de Urânia.
A região apresenta clima ameno e solo arenoso, propício para a plantação de inhame. A temperatura da região varia de 2 graus Celsius no inverno a 30 graus no verão e a altitude da área de plantio está entre 800 e 1200 metros. O relevo da região consiste tanto em planícies próximas ao rio quanto em áreas montanhosas.

Dados Técnicos

Número: BR402014000004-2
Indicação Geográfica: Região São Bento de Urânia
UF: Espírito Santo
Requerente: Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo - APISBES
Produto: Inhame
Data do Registro: 20/09/2016
Delimitação: A área delimitada da Indicação de Procedência “Região São Bento de Urânia” para inhame abrange os municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta conforme laudo da delimitação da área.

✍🏻 📷 (Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES).