Larvicida biológico para controle de borrachudos é distribuído na Zona Rural e no Centro de Marechal Floriano

por Assessoria de Comunicação publicado 29/01/2021 15h55, última modificação 24/11/2021 11h02

Larvicida biológico

Os moradores da Zona Rural e no Centro de Marechal Floriano sofrem com os borrachudos nesta época do ano. Com o objetivo de combater o mosquito, a Secretaria de Agricultura em conjunto com a Incaper, está distribuindo o larvicida biológico BTI aos Produtores Rurais, Líderes de Associações e Líderes das Comunidades de todo Município. A entrega ocorreu ontem, 28 de janeiro, no Centro de Agronegócios, Santa Maria em Marechal Floriano. Já a aplicação do produto será feita pelos próprios moradores no dia 3 de fevereiro de 2021.

O BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) não agride o meio ambiente e é específico no combate e controle do mosquito borrachudo, pois elimina suas larvas. O Extensionista do Incaper, Cesar Abel Krohling, explica que cerca de 20 moradores da Zona Rural e também moradores no Centro de Marechal Floriano receberão o larvicida. “Eles deverão aplicá-lo nos córregos, riachos e cachoeiras próximos às suas propriedades, simultaneamente, às 15 horas horário e data definida no dia da reunião. Em caso de chuva, a aplicação deverá ocorrer no dia seguinte, no mesmo horário”, falou.

Na reunião de entrega do larvicida biológico estiveram presentes autoridades, lideranças locais, proprietários de Sítios, Pousadas e moradores da região. Dentre eles, Presidente da Câmara de Vereadores, Cezinha Ronchi, o Vereador, José Rodolfo Krohling (Dodô), o Secretário de Agricultura Sérgio Stein, compareceram também o Extensionista do Incaper, Cesar Abel Krohling e o Extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Cezinha Ronchi, reforça a participação dos Líderes de Associações e Líderes das Comunidades de todo Município na reunião, para que com a aplicação correta a diminuição da proliferação dos borrachudos aconteça com êxito. “O produto é eficaz e a aplicação correta é fundamental para o resultado pretendido”, ressalta. Ele completa lembrando que em Marechal Floriano a Prefeitura disponibiliza o produto às comunidades e é preciso que as comunidades apliquem corretamente. “Caso contrário, não é interessante continuar com o investimento anual”, pontua Cezinha.

Segundo o Vereador, José Rodolfo Krohling, há vários anos está sendo realizada essa medida para amenizar a situação dos mosquitos borrachudos no interior do Município. Neste ano, o mosquito está mais agressivo, uma das possibilidades pode ser a onda de calor que está atingindo todo o Brasil.

Os borrachudos para nascer e se desenvolver precisam de água em movimento. “A gente precisa agir com esse produto, que é um produto biológico, atuando de maneira biológica nos rios. A larva do mosquito se desenvolve dentro da água, por esse motivo que a aplicação do produto deve ser realizada dentro da água”, explica Dodô e também comenta que não há outra alternativa para conter os mosquitos, sendo essa a ação encontrada menos agressiva para o meio ambiente.

O Extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva, explica que em poucas horas após a aplicação do produto, já é evidente o efeito. “A larva é bem pequena e quase transparente, e ela fica contra a correnteza. Ela consome todos os nutrientes presentes na água, e quando é aplicado o produto, ele entra no bicho e rompe as paredes do intestino, provocando uma hemorragia, assim matando a larva”, acrescenta dizendo que é a fêmea que pica as pessoas, pois ela precisa do sangue para poder fertilizar os ovos.

Ubaldino finaliza dizendo que quando era Vereador foi o requerente da Lei Municipal Nº 2.110 de 13 de agosto de 2019, institui a campanha e programa de combate ao Mosquito Simuliidae (Mosquito Borrachudo).

O orientador de grupo que expõem seu conhecimento no manuseio do produto, Ilmar Silva Tongo, salienta que, além da aplicação do larvicida, outros cuidados devem ser tomados para o controle do borrachudo, como manter os arroios limpos, livres de qualquer lixo, esterco ou água usada de cozinha. As matas das margens dos arroios (pequena corrente da água), Ilmar explica que uma possibilidade que também ameniza os mosquitos borrachudos é colocar peixes nos rios, pois eles são predadores das larvas. O uso de predadores é um processo que mantêm o equilíbrio natural.

✍🏻 📷 (Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES).