Câmara Municipal de Marechal Floriano apoia a luta contra o Câncer de Mama

por Assessoria de Comunicação publicado 05/10/2021 12h53, última modificação 24/11/2021 11h02

A Câmara Municipal de Marechal Floriano manifesta apoio incondicional ao “Outubro Rosa”, Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama. O movimento, que tem a adesão de diversos setores da sociedade, promove ações que visam chamar a atenção para a realidade do câncer e a importância do diagnóstico precoce.

OUTUBRO ROSA

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O objetivo da campanha é divulgar informações gerais sobre câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização) e informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum e uma das principais causas de morte em mulheres. Se detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes.

Sinais e sintomas:

- Secreção no mamilo;

- Nódulos (caroços) palpáveis na axila;

- Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor;

- Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja.

Assessoria de Comunicação - CMMF/ES

Cícero Modolo