Câmara de Marechal realiza 11ª Sessão Ordinária, anuncia nova estrutura para atuação parlamentar e derruba dois vetos do Executivo

por Assessoria de Comunicação publicado 05/07/2021 15h20, última modificação 24/11/2021 11h02

O Legislativo florianense realizou a 11ª Sessão Ordinária na noite desta terça (29) onde a Mesa Diretora apresentou uma Resolução em que inclui a leitura de versículo bíblico ao início das sessões. Durante os trabalhos, os parlamentares foram apresentados aos seus respectivos gabinetes, instalados ao lado do Plenário.

A estrutura visa melhorar o atendimento à população, onde o cidadão poderá ser recebido pelo seu vereador. O espaço também possibilita a realização de reuniões e a elaboração e análise de projetos de Lei e de documentos, por parte do parlamentar. Cada gabinete é dotado de telefone, mesa com gavetas e computador com acesso à internet.

Dois vetos do prefeito foram derrubados pelos vereadores. Assim, ato do presidente do Legislativo será assinado para promulgar as novas leis. As matérias versam sobre um espaço, no site da prefeitura, em que o munícipe poderá solicitar o caminhão, que realiza a retirada de entulho. Já a segunda, refere-se ao esporte como saúde preventiva. Ainda houve, em Plenário, uma homenagem ao orquidófilo Fábio Tesch.

Renato Werneck (PSDB)

Renato Werneck (PSDB) enalteceu as equipes que se dedicam ao enfrentamento da Covid-19 e acrescentou que, no último sábado (26), a equipe de vacinação trabalhou até às 22h00 na aplicação dos imunizantes. A Propósito, o tucano solicitou que a prefeitura conceda o pagamento de gratificação, no percentual equivalente a 40% dos subsídios, a estes profissionais. Werneck solicitou ainda o retorno de um médico ginecologista a rede municipal de saúde.

Abrão Kiffer (PTB)

Abrão Kiffer (PTB) protocolizou Requerimento, onde relata a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, a necessidade de ser ampliada a largura da Rodovia ES-383, que liga o distrito de Victor Hugo a São Bento de Urânia, no município de Alfredo Chaves. Kiffer também solicitou ao Executivo, o calçamento no manobrador localizado na Rua Theobaldo Rupf.

Felipe Delpuppo (Rede)

Felipe Delpuppo (Rede) agradeceu ao Executivo por atender seu pedido para tapar buracos na subida conhecida como ‘Morro da Macefel’. Na oportunidade, Delpuppo fez o pedido para o mesmo serviço na ladeira que liga a Cesan à Rodovia BR-262.

De sua autoria, o Projeto De Lei nº. 067/2021, institui em Marechal Floriano, a “Semana Municipal Do Gengibre”. A proposição busca incentivar a atividade econômica de produção e exportação da raiz no município.

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) se mostrou preocupado com o desempenho do setor de turismo na cidade. Em sua avaliação, deve haver uma união entre os atores envolvidos e o poder público para debater e buscar soluções. Uma sugestão seria a reativação da linha férrea e seu uso para fortalecer a visitação a pontos turísticos.

O parlamentar solicitou a manutenção e aplicação de cascalho, na estrada que dá acesso à Costa Pereira e Bom Jesus. No mesmo local, Bianqui indicou que sejam instalados pontos de coleta de lixo na região próxima à igreja Frei Galvão.

Navar Boeno (PSB)

Navar Boeno (PSB) entende como limitação ao direito constitucional de ir e vir a situação vivida pelos moradores da rua projetada, localizada às margens da linha férrea, nas imediações da Rua Thieres Veloso. A falta de iluminação pública limita a saída e chegada daqueles moradores em suas residências. O vereador indicou ao Executivo a instalação de três pontos de iluminação no local.

Dório Braun (Rede)

Dório Braun (Rede) enviou a prefeitura, o pedido da comunidade de Miguel Souza, em Santa Maria, para a instalação de dois quebra-molas na via principal da comunidade. O Projeto De Lei nº. 063/2021, de sua autoria, cria oficialmente o nome da ‘Vila Água Santa’, situada em Araguaya.

Cezinha Ronchi (PSDB)

Cezinha Ronchi (PSDB) fez um resumo de sua viagem a Brasília, onde comunicou que emendas ao Orçamento da União, serão empenhadas, no montante aproximado de R$ 600 mil.

O presidente da Casa informou que, entre outras obras, virão a construção de uma unidade de saúde e de uma creche, além de recursos para equipar o atendimento em saúde infantil e pontos de internet gratuita para a comunidade de Santa Maria e Rio Fundo.

Fonte: http://www.noticiacapixaba.com/site/conteudo.asp?codigo=9534&fbclid=IwAR2kGbqWo55ERGD7g-fd2G9qrxJeDRSJkrfQyzABrM0DBmnFVXG6Ay3tOqM