Câmara de Marechal Floriano terá Vereador que será um representante para à Plenária final do Plano Estadual de Políticas das Juventudes.

por Assessoria de Comunicação publicado 23/07/2021 15h24, última modificação 24/11/2021 11h02

O Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), realizou, nesta quinta-feira (22), a reunião do encontro on-line de apresentação da proposta do primeiro Plano Estadual de Políticas das Juventudes, que vai nortear as políticas públicas destinadas a esse público para os próximos dez anos.

Foram quatro encontros on-line em quatro macroregiões do Espírito Santo. O último encontro foi da Região Metropolitana, que engloba as regiões central serrana e oeste serrana, os Municípios que fazem partes desta região são: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Itaguaçu, Itarana, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Brejetuba, Laranja da Terra e Afonso Cláudio.

Durante a reunião virtual, foram escolhidos um representante e um suplente de cada região para a reunião ampliada do CEJUVE, para apreciar o documento final do Plano, após o debate com a juventude. A Comissão vai finalizar o plano, que vai valer para os 78 municípios.

De acordo com Vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Ramon Matheus, “O Vereador da Câmara de Marechal Floriano, Felipe Del Puppo foi o escolhido para ser o representante de Marechal Floriano para a plenária final do Plano Estadual de Políticas das Juventudes. Todos os representantes irão participar de um fórum ampliado com jovens de todas as Regiões do Estado que acontecerá na reunião virtual em agosto deste ano para aprovar a versão final do plano que será entregue ao Governador Renato Casagrande em setembro”, destacou Ramon Matheus.

“O primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas das Juventudes é uma importante entrega para garantir os direitos e atenção das juventudes. Será um marco em todo o Brasil, que carece de legislação de proteção das juventudes e sua diversidade. Isso é resultado de um olhar diferenciado para a população jovem e para as suas necessidades”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Proposta

A proposta de Plano Estadual é resultado do esforço coletivo das juventudes do Estado, do CEJUVE e do Governo do Estado.

A proposta do plano reúne mais de 240 sugestões recebidas nas edições anteriores das conferências estaduais das juventudes, na Consulta Pública aberta em 2020, além das contribuições do CEJUVE e outras organizações da sociedade civil. Elas foram organizadas em 11 eixos temáticos por uma Comissão Temporária do Plano, instituída pelo CEJUVE.

A 4ª Conferência Estadual das Juventudes seria o evento para a aprovação desse documento. No entanto, em função da pandemia, a Conferência não será realizada neste ano. O CEJUVE decidiu fazer quatro macroreuniões para nova validação da proposta.

Para isso, foi criada uma comissão temporária do plano, que vai finalizar o documento, com validade para os 78 municípios do Estado.

✍🏻 (Texto: Cicero Modolo 📷 Arte: Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES).