Câmara de Marechal Floriano participou da Campanha de Controle Biológico do Borrachudo

por Assessoria de Comunicação publicado 26/01/2021 16h13, última modificação 24/11/2021 11h02
Larvicida biológico, que não agride o meio ambiente, será aplicado em córregos e cachoeiras para evitar proliferação do inseto com a chegada do calor.

Campanha de Controle Biológico do Borrachudo

A Câmara de Marechal Floriano representado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Tadeu Ronchi Junior (PSDB) acompanhou, na manhã desta terça-feira (26), a reunião da Campanha de Controle Biológico do Borrachudo e a aula prática de aplicação de larvicida biológico BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), na sede da Pousada Recanto da Mata: Sr. Jayme e Srª Rita – Santa Maria em Marechal Floriano.

O Município recebeu cerca de 600 litros de BTI, para um trabalho de um ano de tratamento, o BTI é um larvicida biológico utilizado para o controle do borrachudo que é aplicado em rios, córregos e cachoeiras da Cidade para controlar a proliferação de borrachudos.

A reunião para Campanha de Controle Biológico do Borrachudo teve também a presença de autoridades, lideranças locais, proprietários de Sítios, Pousadas e moradores da região. Dentre eles, Presidente da Câmara de Vereadores, Cezinha Ronchi , o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Sérgio Luiz Ferreira, o Secretário de Agricultura Sérgio Stein, a Secretária de Cultura e Turismo Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, compareceram também o Engenheiro Agrônomo e Pesquisador do Incaper, Maurício José Fornazier, o Pesquisador científico do Incaper, José Salazar Zanuncio Junior, o extensionista do Incaper, Cesar Abel Krohling e o extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva.

Após a reunião foi oferecido uma aula prática de aplicação de larvicida biológico BTI, ministrada pelo aplicador, Ilmar Silva Tongo.

Considerada um problema de saúde pública, a infestação do borrachudo tem sido combatida há décadas no município. Segundo o Pesquisador científico na Incaper , José Salazar Zanuncio Junior, a iniciativa tem como objetivo minimizar o sofrimento dos agricultores Florianenses e também incentivar a atividade turística na área rural da cidade, reduzindo o “ataque” desses insetos aos turistas.

IOLARVICIDA – O BTI é feito à base de grânulos de milho, sendo dispersível em água e o único apropriado para utilização em água potável. Já seu ingrediente ativo é composto de cristais proteicos e esporos que, aplicados na água, são filtrados e ingeridos pelas larvas. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, o que cessa a atividade das mesmas, levando-as à morte nas primeiras 24 horas após a aplicação do produto.

✍🏻 📷 (Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES).