Câmara de Marechal Floriano, participou da Apresentação do Programa de Compliance do Gabinete 4.0 em Vitória – ES

por Assessoria de Comunicação publicado 14/10/2021 13h59, última modificação 24/11/2021 11h02

A Câmara Municipal de Vitória, realizou na noite desta quarta-feira (13), Apresentação do Programa de Compliance do Gabinete 4.0, no Plenário da Câmara Municipal, o Programa Compliance do Gabinete 4.0 tem como objetivo no combate a corrupção e desvios de condutas éticas na Câmara Municipais, um projeto piloto a nível de Brasil para o Legislativo Municipal.

Participaram da  Apresentação do Programa de Compliance do Gabinete 4.0, o Vereador da Câmara de Vitória, Leandro Piquet, o Vice-presidente da Ascamves e Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, o Advogado e palestrante, Matheus Puppe, o Professor e palestrante, André H. Paris, o Advogado e palestrante, André Fernandes. Além dos Vereadores e Assessores da Câmara Municipal de Vitória.

Na ocasião, o Vereador Leandro Piquet agradeceu a vinda do Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi. “Muito obrigado pela presença! É muito gratificante saber que nosso projeto vai se expandir para o Legislativo de Marechal Floriano, que vem sendo destaque pelo excelente trabalho! A população capixaba é quem tem a ganhar”,  destacou Piquet.

Por fim o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, na ocasião falou no seu discurso agradecendo o convite e parabenizando o Vereador pelo excelente Programa. “Quero parabenizar a todos envolvidos nesse Programa de Compliance do Gabinete 4.0,  gostaria de apresentar esse Programa de Compliance a nossa Câmara que será a primeira do estado implantando esse programa  em todas as áreas do Legislativo Municipal”, disse Cezinha Ronchi.

O que é a LGPD?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) visa garantir a privacidade dos dados pessoais, com regras sobre os procedimentos de captação, armazenamento e compartilhamento dessas informações. O objetivo é trazer mais estímulo e transparência às transações online, respeitando os direitos do consumidor.

O que é compliance?

Expressão muito utilizada no universo corporativo, o termo “compliance” pode ser traduzido em português como “conformidade”. Ou seja, estar de acordo com as normas, leis e regulamentações vigentes, tanto externas quanto internas.

A área de compliance de uma companhia deve garantir que o negócio esteja em conformidade com a legislação, assim como assegurar que as práticas internas adotadas sigam um padrão de ética previamente estabelecido. Tudo isso com o objetivo de trazer uma imagem de credibilidade para a instituição.

Entenda a relação entre compliance e a LGPD

Com a adoção da LGPD no Brasil, tanto entidades públicas quanto organizações privadas vêm se movimentando para criar mecanismos de proteção dos dados de pessoas e empresas, como uma forma de inibir e coibir os crimes digitais.

As empresas devem adotar medidas para prevenir, detectar e resolver violações de dados pessoais, pois isso garante um negócio confiável e seguro para os clientes, mantendo a saúde financeira e continuidade dos negócios.

Mesmo antes de a LGPD entrar em vigor,  essa já deveria ser uma preocupação da área de compliance das companhias. As empresas que não se mobilizaram antes, certamente terão mais trabalho para se adequar à legislação.

✍🏻 📷 (Texto e Fotos: Cícero Modolo e Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES).