Câmara de Marechal Floriano aprova Orçamento de 2022 e discute temas de interesse público

por Gibran S. Christo publicado 24/11/2021 17h01, última modificação 24/11/2021 17h04

A 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano, realizada na noite desta terça (23), teve seu início com a prestação de contas das atividades realizadas pelo Incaper junto aos produtores rurais do município. Na Ordem do Dia, constava a apreciação do Orçamento a ser executado no próximo exercício financeiro (2022).

Cezinha Ronchi (PSDB)

A presença de pessoas em situação de rua, no centro da cidade, havia sido apontada, por vereadores, em sessões anteriores, como um problema a ser resolvido. O presidente da Casa, Cezinha Ronchi (PSDB), usou a palavra para se solidarizar com os familiares das vítimas da chacina, que vitimou três moradores de rua, no último dia 16.

Ronchi classificou como muito triste o ocorrido e conclamou autoridades e lideranças religiosas, para novos debates para ajudar essas pessoas e fez uma reflexão sobre a questão econômica e social que atinge, também, outras cidades.

Renato Werneck (PSDB)

O vereador Renato Werneck (PSDB) explicou a situação dos pacientes que necessitam de remoção após alta hospitalar, aos finais de semana. Para este fim, o tucano apresentou indicação ao executivo, para que disponha de oferta de ambulância, em regime de plantão, também nestes dias.

Felipe Delpuppo (Rede)

Projeto de Lei de Felipe Delpuppo (Rede), se aprovado, irá viabilizar o pagamento de taxas e impostos municipais via contas digitais, pix e cartões de crédito e débito. Uma nova retroescavadeira já se encontra no pátio da prefeitura, aguardando a liberação de sua documentação para começar a operar, avisou da Tribuna da Casa.

Maylson Littig (PSB)

Maylson Littig (PSB) parabenizou a equipe de Marechal Floriano de futebol de areia, que se classificou para as semifinais do campeonato estadual e tem um jogador convocado para a seleção brasileira da modalidade.

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) sugeriu ao chefe do Executivo que instale postos de coleta de óleo de cozinha usado, assim como outras gorduras utilizadas em fritura, que, se destinadas de forma incorreta, poluem os mananciais. O vereador agradeceu ao prefeito e ao Governo do Estado, pela parceria na obra de calçamento, na comunidade de Costa Pereira.

Indicações do parlamentar também visam melhoria de estradas sem pavimentação. Em seu discurso, falou sobre a importância da aplicação de Revsol e proposição, de sua autoria, que busca maior capacitação para os servidores que possam trabalhar com o produto. Outra Indicação do vereador, busca melhorias na estrada de Alto Marechal.

Dodô Krohling (Republicanos)

Dodô Krohling (Republicanos) informou aos colegas de Plenário e à população sobre a liberação dos recursos destinados à construção de um galpão multiuso, próximo à creche de sua comunidade. Este equipamento servirá para diversas atividades no distrito de Santa Maria.

O republicano fez críticas ao gestor da Secretaria de Agricultura e sobre a eficácia do trabalho realizado naquela repartição. De maneira informal, Krohling fez um convite para o secretário ir à Casa prestar contas de suas realizações à frente da pasta.

Dório Braun (Rede)

Dório Braun (Rede) apresentou Indicação para ser realizada uma campanha, onde sejam doadas orquídeas para que sejam expostas em residências e árvores, em espaços públicos e em propriedades, próximas às estradas.

A visão do parlamentar é fomentar sua exposição para ser atrativo turístico e fazer visível a tradição do município de Marechal Floriano, conhecido como ‘a cidade das orquídeas'. Outra proposição de sua autoria, pede maior disponibilidade de tonéis para o depósito de lixo nas vias municipais.

Cezinha Ronchi agradeceu ao setor de esportes por atender a seu pedido e realizar o cercamento, com rede, sobre o campo de futebol de 7, na comunidade de Araguaya, que evitará muitos transtornos aos usuários e à vizinhança.

A aplicação de Revsol, em estradas não pavimentadas, voltou a ser abordada pelo presidente da Casa. Ronchi, novamente fez uma comparação com as vias do município vizinho, Alfredo Chaves, que estão com o produto e afirmou que recebe muitas cobranças da população pela má conservação das estradas, por não terem as mesmas condições.

Na pauta do dia, o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para ser executada no exercício financeiro de 2022 foi aprovada em Plenário e será a diretriz para o Poder Executivo realizar suas receitas e despesas dentro da legislação e com respeito às normas fiscais no próximo ano.

Fonte: http://www.noticiacapixaba.com/site/conteudo.asp?codigo=10384