Universitários de Enfermagem visitam a Câmara Municipal de Marechal Floriano

por Cicero Modolo publicado 21/11/2022 17h10, última modificação 21/11/2022 17h14

Alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Unisales estiveram na Câmara Municipal de Marechal Floriano na manhã desta segunda-feira (21) para conhecer a Câmara Municipal. O encontro tem por objetivo aproximar o Legislativo da comunidade, através de visitas guiadas a Casa e do acompanhamento de parte do trabalho parlamentar.

Os universitários foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi e em seguida dirigiu-se para o auditório vereador David Klippel, Cezinha Ronchi conversou com os alunos sobre os deveres dos parlamentares, funções do Poder Legislativo e história do município de Marechal Floriano. Durante a visita, eles assistiram ao vídeo institucional do Município.

Para o presidente, a visita dos universitários à Câmara Municipal aproxima o parlamento das instituições de educação. “O parlamento é a principal voz do cidadão. Essa Câmara zela pelo patrimônio público e se diferencia das demais pela transparência e trabalho conjunto com Poder Executivo. Ao conhecerem a rica história dessa Casa e as funções legislativas, os alunos são estimulados a ir além da democracia representativa, valorizando a democracia ativa e participativa, tão importante para a discussão do futuro da nossa cidade”, afirmou Cezinha Ronchi.

A aluna do 7º período de enfermagem, Rosália Maria do Sacrário acredita que esse tipo de ideologia que se vende que a Câmara é um lugar que não produz coisa importante precisa ser repensada. Ela ressaltou que é preciso empoderar a Câmara que é o local em que se fazem as leis que seguimos.

Estiveram presentes no encontro além do presidente da Câmara Municipal vereador, Cezinha Ronchi, os universitários da Faculdade Unisales, Rosália Maria do Sacrário, Douglas Miranda, Poliana Calmon S. Pontes, Grasielle Santos Laurett, Luis Felipe Viana e Jamily Barbara de Goby.

Na oportunidade os alunos de Enfermagem da Faculdade Unisales, apresentaram para o presidente da Câmara Municipal, o Projeto Lei Lucas, Lei Nº 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Na programação os alunos conhecem o Memorial Legislativo Vereador Jacomo Ronchi, a Biblioteca Legislativa Municipal, o Centro de Memória Legislativa e o Espaço Cidadão e encerram o roteiro passando pelo plenário, onde são realizadas as sessões.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.