Segunda roda de conversa do programa “Café da Manhã com o Vereador"

por Daniel Soares publicado 23/11/2022 17h25, última modificação 23/11/2022 17h22

A Câmara Municipal de Marechal Floriano promoveu nesta quarta-feira (23), a segunda roda de conversa do programa “Café com o Vereador”, o qual faz parte do Projeto “Biblioteca Viva”, da Câmara Municipal de Marechal Floriano.

O encontro de formato pedagógico ocorreu nas dependências da Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel” e reuniu o Vereador Natalino Bianqui Netto, a pedagoga Joana Paula Ramos Krohling e nove estudantes do 2° ano/2 do Ensino Médio da EEEFM “Emílio Oscar Hülle”, além do curador da Biblioteca Legislativa Municipal e mediador dos encontros do projeto, Valmere Santana.

O encontro teve início às 08h com a recepção dos participantes da roda de conversa juntamente do Vereador que deu início com as apresentações e ressaltou a importância da educação e da profissionalização técnica.

“O que me motivou a entrar para a política foi a vontade de acrescentar, contribuir com conhecimento e trabalhar as prioridades”, disse o Vereador Natalino Bianqui Netto.

“Acho que foi excelente essa oportunidade, os alunos estão muito participativos, interessados no que realmente impulsiona o trabalho do vereador e eu acho que deveríamos estender essa oportunidade a um número maior de estudantes para que sejam preparados para o futuro. Nossas expectativas foram muito além do que eu imaginava quanto aos estudantes, quanto à participação e quanto ao desenvolvimento do nosso vereador.” Concluiu a pedagoga da EEEFM “Emílio Oscar Hülle”, Joana Paula Ramos Krohling.

O projeto também agregou uma boa experiência aos alunos do 2º ano, segundo a aluna Mariana Louzada Braga, o projeto é muito importante “porque dissemina maior conhecimento sobre como funciona o poder legislativo e quanto maior o conhecimento, melhor é para a gente poder entender como funciona as coisas dentro da Câmara, como a gente pode ajudar a melhorar o município e o país para nós, jovens e para toda população”, conclui.

As 9h se deu uma pausa para o café que se seguiu até as 09h15min. Tendo a conversa se estendido até as 10h20min, alguns dos temas abordados e das perguntas respondidas, foram a respeito dos trâmites de uma lei, sobre redes sociais e sua inclusão na política, sobre o suporte e deveres dos Vereadores com a população, sobre as sessões que ocorrem na Câmara Municipal e as formas de acesso, a diferença entre o legislativo, o executivo e a função de cada poder e houve ainda um resumo do Vereador a respeito de seus trabalhos e suas falas sobre a importância da educação.

A roda de conversa possibilitou ainda o conhecimento dos alunos sobre a Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel”, que contém uma grande variedade de exemplares e funciona ainda como espaço de reunião para estudos.

✍ Texto: Assessoria de Comunicação / 📷 Fotos: Assessoria de Comunicação