Secretaria Municipal de Saúde Promove Caminhada em Alusão ao Outubro Rosa em Marechal Floriano

por Cicero Modolo publicado 17/10/2022 15h55, última modificação 17/10/2022 15h55

A Secretaria Municipal da Saúde de Marechal Floriano, organizou na manhã desta segunda-feira (17), uma caminhada dos profissionais de saúde alusiva ao Outubro Rosa. A caminhada teve início na Unidade Básica de Saúde “Dr. Cezar Vello Puppin” e percorreu até a Praça José Henrique Pereira e encerrou na mesma Unidade de Saúde. O objetivo da caminhada foi divulgar para população a respeito do tema, fazendo alerta as mulheres sobre a importância dos exames e cuidados na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, que muito tem afetado mulheres no Brasil.

Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população para a luta contra os cânceres de mama e do colo do útero, equipes de saúde de Marechal Floriano têm mobilizado mulheres e até homens, destacando a importância da prevenção.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, elem de ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES