Relatório da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano

por Daniel Soares publicado 30/12/2022 17h44, última modificação 30/12/2022 17h44

Departamento de Assessoria de Comunicação Social

Lei Municipal Nº. 2.293 de 06 de março de 2021

Projeto de Lei Nº. 023 de 13 abril de 2021

 

RELATÓRIO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA ASSESSORIA DE COMUNICIAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARECHAL FLORIANO DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2022.

 O objetivo deste relatório é apresentar os serviços prestados na rotina de trabalho pela Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano.

O Departamento é o órgão responsável pela assistência ao Presidente, à Mesa Diretora e aos Vereadores no seu relacionamento com os meios de comunicação, funcionando dentro de um conceito institucional. Compete ainda implementar a política de comunicação definida pela Mesa Diretora, articular eventos objetivando inserir o Poder Público, providenciar a cobertura jornalística das atividades e atos de caráter público da CMMMF, agendar e coordenar as entrevistas e audiências do Presidente junto à imprensa local, preservando sua imagem e autoridade, manter a atualização e organização do site da CMMF, bem como das redes sociais pertencentes à CMMF.

 

Missão

O Departamento de Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES tem a função de informar os cidadãos os serviços prestados da Câmara Municipal por meio do site oficial e das redes sociais oficiais.

 

Introdução

Deste a criação do Departamento de Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES em janeiro de 2021, o Setor vem transformando e impulsionando o site oficial e das redes sociais oficiais com inúmeras reportagens, publicações, edições de vídeos, criações e de materiais de divulgação dos principais programas e ações realizados pela Câmara Municipal.

Os números e serviços realizados são:

Trazendo modernização, alteração e atualização no site oficial da Câmara Municipal, foram divulgadas 158 reportagens no “Link de Notícias”, 265 reportagens em “Todas as Notícias” e 190 vídeos, estando entre eles os publicados no Youtube e os editados, tendo sido ainda publicadas mais de 12.000 fotos que complementaram as reportagens e as matérias jornalísticas,  www.marechalfloriano.es.leg.br;

 

Deu-se continuidade a dedicação no Instagram oficial da Câmara Municipal, que atualmente soma o total de 2.306 seguidores e possui 719 publicações.

Tendo sido feitas 319 publicações no ano de 2022.      

www.instagram.com/camara.marechalfloriano;

Deu-se ainda continuidade nas publicações No Facebook da Página oficial da Câmara Municipal, que soma 805 seguidores e no Perfil, que tem o total de 4.900 pessoas adicionadas, onde são publicados regularmente os materiais desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação no site, Instagram e transmissão ao vivo das sessões e palestras em eventos que os vereadores participam; www.facebook.com/cmmfes, www.facebook.com/camara.marechalfloriano;

 

 Criação de Artes Visuais

Dedicação na criação de artes visuais tanto para as mídias sociais da Câmara Municipal, como também para Vereadores, tendo sido criadas no total 922 artes, divididas entre Daniel Soares, que fez em média 500 criações, Cícero Modolo, que fez 350 criações e Gabriel Fischer que produziu o total de 72 artes visuais. Onde foram desenvolvidos banners e imagens de relevância social e municipal para o site e redes sociais oficiais da Câmara Municipal.

 

Atualização do SAPL

Atualizações diárias do SAPL, tendo sido este ano dedicado a toda sua atualização e inserção de dados desde 1993, estando postados Mesa Diretora, Comissões, Parlamentares, Pauta das Sessões, Sessões Plenárias, Matérias Legislativas, Normas Jurídicas e Relatórios Administrativos. sapl.marechalfloriano.es.leg.br;

 

Transmissão de Sessões

É um agente fundamental nas Solenidades da Casa de Leis, prestando o serviço de filmagem, fotos e transmissões nas mídias sociais, sendo elas, Youtube, Facebook e Instagram, durante as Sessões Ordinárias, Extraordinárias ou Solenes, garantindo a qualidade e o bom andamento das Sessões e transmissões e fazendo a divulgação do início de cada sessão.

 

“Papo com o Vereador”

Acompanhamento e registro de encontros do recente projeto “Papo com o Vereador”, no qual alunos do município podem aprender um pouco mais a respeito das funções dos Vereadores e tirarem suas dúvidas, o projeto, que foi abraçado pelos estudantes da rede pública é divulgado pela Assessoria de Comunicação.

 

Projeto Biblioteca Viva

Suporte nos encontros realizados por meio do projeto, realizando o preparo do auditório antes de cada evento, além de fazer a divulgação de eventos relacionados. Fazendo o acompanhamento de perto também de palestras, oficinas, campanhas sócio educativas ou cursos.

 Conheça Marechal Floriano

Lei Municipal n° 2.517, de 27 de setembro de 2022.

A Câmara Cidadã mostra os pontos mais queridos de Marechal Floriano, com seus personagens e histórias. Valorizando a cultura local e os empreendedores do município e levando o conhecimento de onde ficar, o que fazer e onde comer para os turistas.

 

Transparência

Intermediador da transparência, sendo um importante ponto para uma gestão pública de excelência e contribuindo para que os cidadãos tenham acesso a notícias e os feitos pela Casa Legislativa e seus gestores, atualizando os gastos e as pautas das sessões, deixando os munícipes a par de todos os projetos de leis e leis aprovadas e elaborando meios para que os usuários dos serviços públicos tenham acesso facilitado sobre o funcionamento e as atribuições da Câmara Municipal.

 

Carta de Serviços ao Usuário

Resolução 011/2022

Importante agente de transparência pública, a Carta de Serviços ao Usuário, feita pela Assessoria de Comunicação visa esclarecer de forma clara e objetiva o funcionamento da Câmara Municipal, prazos de atendimento e formas de acesso aos serviços prestados, definindo cada setor e sua função.

 

Fala Florianense

Lei Municipal n° 2.462, de 24 de maio de 2022.

Organizar os itens necessários para as filmagens, realizar as entrevistas, editar os vídeos e fazer suas divulgações estão entre as atribuições do projeto “Fala Florianense”

 

Criação e Introdução da História da Câmara Municipal, Município, curiosidades municipais, Memorial, Símbolos e Galerias no site oficial;

Criação e Introdução do acesso a Biblioteca Legislativa Municipal pelo site oficial;

Introdução do Memorial Legislativo constando todas as legislaturas da Câmara Municipal pelo site oficial;

Criação e Introdução da Carta de Serviços ao Usuário pelo site oficial da Câmara Municipal;

Introdução e Modernização de acesso aos links de portais de serviços, Links de Notícias, aos links de canais de acesso a transparência da Câmara Municipal de marechal Floriano - ES.

 

Câmara Cidadã

Lei Municipal nº. 1.419, de 31 de março de 2014

Câmara Cidadã é um Programa que tem como objetivo levar mais informações relacionadas ao trabalho e atividades desenvolvidas pelos vereadores, repassando a importância do papel do legislador junto à população e consequentemente proporcionando mais sintonia e interação entre a Câmara Municipal e a população. Conheça a programação que o Departamento de Assessoria de Comunicação Social que realiza no site oficial e nas redes sociais oficiais da Câmara Municipal:

 

Resgatando a História

Trás entrevistas com personagens interessantes, personalidades reconhecidas de Marechal Floriano, no formato, de depoimentos, resgatando a história da cidade;

Memorial em Homenagem ao Presidente da República Nilo Peçanha, e sua passagem a Marechal Floriano Papo do Legislativo

Projetos e atividades desenvolvidas na Câmara estão no “Papo do Legislativo”, em entrevistas com os vereadores, informações, palestras e debates sobre os acontecimentos políticos, econômicos e sociais;

 

Câmara Notícias

Sessões Ordinárias e Extraordinárias ao vivo, trazendo informações sobre o Legislativo e onde foram debatidos diversos temas de interesses da comunidade, entre eles Requerimentos, Indicações, Projetos de Leis e Moções. Os parlamentares também emitem os pareceres e votam matérias que constam na Ordem do Dia;

 

Saúde em Foco

O programa discute questões relacionadas à saúde. Tratamentos tradicionais e alternativos estão entre os temas;

 

História

História da Câmara Municipal

Atas da 1° Sessão Solene da Câmara Municipal de Marechal Floriano em: (Primeiro de Janeiro de Mil Novecentos e Noventa e Três). Instalação do Município de Marechal Floriano com a Posse dos Agentes Políticos. Eleição dos Membros da primeira Mesa Diretora para o Biênio de 1993/1994.

 História de Marechal Floriano

Antes da Colonização nosso município era habitado pelos índios Botocudos (Rio Jucu Braço Sul) e Puris no interior do Município. O Município foi colonizado por alemães, italianos, suíços, poloneses, portugueses, austríacos, descendentes de nativos e descendentes de africanos. Os quais influenciaram diretamente a cultura do município. Traços dessa cultura podem ser percebidos na sua culinária, na dança, na música e na arquitetura presentes na cidade. O Município cedo ou tarde recebeu imigrantes de outras etnias também.

 Nilo Procópio Peçanha é campista de Morro do Coco, nascido a 02 de outubro de 1867 e falecido em 1924, na cidade do Rio de Janeiro, sendo sepultado no Cemitério São João Batista.

 Memorial em Homenagem ao Presidente da República Nilo Peçanha, e sua passagem a Marechal Floriano exposto na biblioteca legislativa municial

 

Galeria dos Deputados Estaduais

Personalidades de Marechal Floriano que foram eleitos como Deputados Estaduais no Estado do Espírito Santo

 

Galeria dos Prefeitos

Personalidades de Marechal Floriano que atuaram como Prefeitos de Viana, Santa Isabel e Domingos Martins, anterior a Emancipação Política de nossa Cidade. Personalidades de Marechal Floriano que atuaram como Prefeitos(a) após a Emancipação Política

 

Biblioteca Legislativa Municipal "Adelaide Klippel"

A Biblioteca Legislativa Municipal "Adelaide Klippel", objetiva atender os Munícipes da melhor maneira possível, oferecendo vários temas de livros como; História; jurídico; política entre outros. A Biblioteca Legislativa possui um grande acervo de livros, além de possuir o Centro de Memória Legislativa, aberta a visitantes.

 

A Câmara

A Câmara Municipal é o órgão onde a representação popular se concretiza. E como representantes do povo, os vereadores devem fazer as leis que regem a vida do município e fiscalizar as ações públicas. Como isso é feito? É o que mostramos aqui: as determinações legais e legítimas em que se baseiam as possibilidades de ação da Câmara Municipal. Saiba quais são os deveres do vereador e como a sua atuação é limitada pela lei. Sabendo como e onde o vereador pode agir, o cidadão poderá cobrar com muito mais propriedade os resultados que espera.

 

Função e Definição

Informações sobre as funções da Casa Legislativa e definições sobre como ela funciona, bem como, sobre o Processo Legislativo, plenário, número de parlamentares, entre outras.

 

Estrutura Organizacional

Lei Municipal nº 1.587, de 28 de janeiro de 2015. Reestrutura e organiza a estrutura administrativa do poder legislativo do município de marechal Floriano. Link para acesso a lei orgânica do município.

 

Estrutura Física

Além dos gabinetes parlamentares e das salas ocupadas pelos setores e órgãos legislativos, a Câmara conta com outros espaços que podem ser utilizados pelo público interno e externo. Para solicitar a utilização destes espaços acesse:  

 

Email: Ouvidoriacmmf@gmail.com

Contatos: (27) 32881925 / (27) 998891721

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES:

Diretor de Comunicação

Cícero Rafael Walcker Modolo

Assessor de Comunicação

Edson Daniel Soares Trarbach

Vanderléia Aparecida Bickel