Marechal Floriano abriga um jequitibá-rosa que pode ter cerca de 600 anos

por Cicero Modolo publicado 15/02/2022 19h15, última modificação 15/02/2022 19h16

Durante a visita ao Instituto Esperança Viva localizado em Costa Pereira no Sítio Jequitibá Rosa, o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi e o Vereador Natalino Bianqui, foram ao encontro do jequitibá-rosa uma arvore gigante que pode ter cerca de 600 anos, a árvore está bem guardada pela natureza. E, para abraçá-la, são necessárias pelo menos 13 pessoas.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais do planeta terra. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais, pois aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

A espécie nativa da Mata Atlântica, o jequitibá-rosa é a maior espécie da mata atlântica e o Instituto Esperança Viva preserva essa arvore centenária símbolo do Brasil.

Marechal Floriano é o 2º município que proporcionalmente mais preserva Mata Atlântica no Espírito Santo, e o primeiro da Região Serrana. A conclusão é do último levantamento feito pela ONG SOS Mata Atlântica. Segundo o estudo, cerca de 34,84% do município ainda possui áreas de floresta. Em números absolutos isso representa 9.944 hectares, o que corresponde a quase 13 mil campos oficiais de futebol. Em proporção de matas em relação ao território, Marechal supera vizinhos da Região Serrana, como Alfredo Chaves (32,83%), Vargem Alta (28,57%) e Domingos Martins (24,29%). Perde apenas para Sooretama (42,35%), município do Norte capixaba que abriga a maior reserva contínua de Mata Atlântica do Estado.

Para chegar até o local, os visitantes podem agendar uma visita com o Instituto Esperança Viva localizado em Costa Pereira no Sítio Jequitibá Rosa.

Assista o vídeo do jequitibá-rosa localizado no Instituto Esperança Viva, em Marechal Floriano, acessando o link, CLICANDO AQUI

Saiba mais

Confira uma ferramenta que aponta o total de área verde nas 3.429 cidades inseridas no bioma. Ela acaba de ser atualizada com os dados do último Atlas dos Municípios da Mata Atlântica. Basta inserir o nome de um município e descobrir! É só acessar: https://bit.ly/3bWrj8S.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 🏻 🎥 Foto e Vídeo: Cícero Modolo

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES