Homenagem os 122 anos da Estação Marechal Floriano

por Cicero Modolo publicado 13/05/2022 10h44, última modificação 13/05/2022 10h45
Hoje a Estação Marechal Floriano é tombada como Patrimônio Histórico-Cultural e abriga o Museu da Imigração.

A Câmara de Marechal Floriano têm a Honra de apresentar, um vídeo para homenagear os 122 anos da Estação Marechal Floriano, este vídeo feito com fatos históricos e arquivos fotográficos onde narram histórias da construção da ferrovia desde a sua formação, apresentando as dificuldades encontradas no início da construção e curiosidades até a inauguração da Estação Marechal Floriano em 13 de maio de 1900.

Com a inauguração da Estação a vida dos moradores da Vila a ao redor ficaram mais fácil de locomover. Dependendo do tempo, durava até dois dias. Dormia em Viana, para o dia seguinte chegar a Vitória. De trem em duas horas, isto é, com todo conforto, sem chuva e sol.

Para transportar mercadoria, como o café a viagem durava mais de três dias, além de tudo era muito caro manter uma tropa, onde um animal carregava no máximo 04 arrobas, pois a região era montanhosa.

" Começa a construção da Estrada de Ferro Sul Espírito Santo, e com ela a Estação na Vila Braço do Sul, que fica pronta em 1900, e no dia 13 de Maio foi inaugurada, recebeu o nome Estação Marechal Floriano em homenagem ao Vice-Presidente Marechal Floriano Vieira Peixoto que faleceu em 1895. A Vila Braço do Sul, passa a se chamar Vila Marechal Floriano em 1963...Hoje Município, Marechal Floriano são 122 anos de Nome, mas, são 160 anos de História para aqui chegar, uma história que começou lá em 1862", destaca a escritora Giovana Cristina Schneider.

“Parabéns pelos 122 anos, você que foi e é testemunha de muitos acontecimentos em nosso Município, guarda grandes segredos, merece ser destaque em nossa história. Para sempre será protegida, ninguém vai te derrubar, nem ventos fortes, nem seres humanos, pois você é nosso Patrimônio Histórico Cultural”, contou emocionada a pesquisadora Sonia Mara Werneck.

Você pode assistir também  o vídeo  🎥🎞️Pelas Redes sociais da Câmara de Marechal Floriano.

📺 ▶️ Em nosso Site:

www.marechalfloriano.es.leg.br

📺 ▶️Veja também em nosso canal do YouTube:

CMMFES Espírito Santo

📸🎞🎙🎼🎬Siga nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades!

@camara.marechalfloriano

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.