Governo do Estado lança pacote de ações e investimentos no setor do turismo

por Cicero Modolo publicado 09/02/2022 17h53, última modificação 09/02/2022 17h54

Na manhã da última terça-feira (08), os vereadores da Câmara de Marechal Floriano, estiveram no lançamento do pacote de ações de fortalecimento do turismo capixaba. Entre as iniciativas estão o lançamento do programa Caminhos do Turismo e a divulgação do resultado do Edital de Eventos, o evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur). A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com presença do governador Renato Casagrande, além de gestores municipais e entidades ligadas ao segmento.

Ao todo, o Governo, vai disponibilizar R$ 1 milhão para a realização de eventos em todo o Estado.

A solenidade do evento foi conduzida pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro e pelos secretários de Estado do Governo. A cerimônia contou ainda com a presença dos vereadores da Câmara de Marechal Floriano, o presidente da Câmara, Cezinha Ronchi e o vereador Navar Boeno além da secretária municipal de cultura e turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt.

“Nós trabalhamos para os capixabas e, como consequência, também para os turistas. Pois não recebemos ninguém em nossa casa, se ela não estiver arrumada. Por isso, estamos fazendo investimentos para quem vive no Espírito Santo, assim os turistas serão bem recepcionados. A diversidade cultural e o potencial turístico do nosso País impressionam e o Espírito Santo ficou por muito tempo escondido. Mas agora estamos sendo descobertos por todo o trabalho que estamos realizando no Espírito Santo”, afirmou o governador.

Casagrande prosseguiu. “Temos uma diversidade ambiental e marinha que existem somente aqui. Somos um resumo desse País, em uma posição geográfica que nos coloca como referência. O turismo é o ponto de encontro de todas as políticas públicas. Obras como um hospital, um calçamento rural ou uma rodovia que tira o trânsito pesado de um local turístico são exemplos de intervenções que ajudam o morador e também atrai o turista.”

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, lembrou que o setor representa 7,6% da economia do Espírito Santo, de acordo com o Boletim da Economia do Turismo. “Iniciamos o ano com estas entregas ao setor, com o objetivo de estruturar e fortalecer o segmento, fomentando a economia e gerando emprego e renda. São obras de infraestrutura, editais de evento, o edital do artesanato, além da capacitação para a formatação de produtos de turismo de experiência, o que colocará de forma ainda mais destacada o Espírito Santo como um destino organizado, muito além das belezas naturais. Estamos nos preparando para receber turistas de todas as partes”, destacou.

Lenise Loureiro afirmou que o Caminhos do Turismo colabora para a qualificação dos acessos aos locais de prática de turismo de aventura e agroturismo. São cinco os municípios que serão contemplados nas primeiras ações do programa, desenvolvido pela equipe da Setur. O Caminhos do Turismo conta com uma equipe técnica composta por engenheiros e arquitetos. Esses profissionais, além de desenvolverem esta ação e trabalharem a sinalização turística, colaboram tecnicamente com as prefeituras para a orientação e elaboração de projetos de infraestrutura.

O Caminhos do Turismo contempla, num primeiro momento, intervenções em trechos de estradas nos municípios de Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Castelo, São José do Calçado e Itaguaçu. Em Alfredo Chaves e Baixo Guandu, a intervenção será nas estradas de acesso a rampas de voo livre; em Castelo, será feita no acesso ao parque estadual; em São José do Calçado, no acesso à Pedra do Pontão, e, em Itaguaçu, na estrada Cafundó, que dá acesso à região onde estão propriedades que desenvolvem o agroturismo, em especial, relacionadas à produção de cafés e da fruticultura.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Foto: Cícero Modolo e Daniel Soares.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES, www.es.gov.br