Crianças mantém tradição e participam do Bom Princípio nas ruas de Araguaya

por Cicero Modolo publicado 04/01/2022 15h29, última modificação 04/01/2022 15h32

Essa prática centenária promete prosperidade a quem dá doces no 1º de janeiro de cada ano, como é realizado em  Araguaya, em Marechal Floriano. O Ano Novo começou literalmente. Moradores da cidade mantém uma tradição que já atravessa gerações. Bem cedo, as crianças vão às ruas e pedem o “Bom Princípio de Ano Novo”, que em italiano se pronuncia “Buon Principio Anno Nuovo”, para ganhar guloseimas. Elas percorrem casas e comércios na cidade.

A tradição teve início com os imigrantes italianos no começo do século passado. Para muitos moradores, dar balas, doces ou até mesmo dinheiro para as crianças significa ter um ano cheio de prosperidade.

O “Bom Princípio de Ano Novo”, é declarado um Patrimônio Cultural Imaterial em Marechal Floriano, realizado anualmente , em 1º de janeiro, no Distrito de Araguaya, Lei Municipal Nº 2.365, de 10 de setembro de 2021. Também foi inserido no Calendário de Eventos do Município, pela Lei Municipal Nº 1.507, de 27 de agosto de 2014.

Para o Presidente da Câmara  de marechal Floriano, Cezinha Ronchi que estava com sua filha de 3 anos, já estava em pé às 6h na porta da casa para distribuir potes com doces. “Uma tradição centenária de nossa Comunidade trazida pelos Imigrantes Italianos, minha filha levantou às 6 da manhã para visitar e desejar um Bom Princípio juntamente com outras crianças, recebendo balas, doces e dinheiro como forma de acolhimento. Fico feliz em participar e olhar nos olhos e ver a alegria das crianças quando damos Bom Princípio. Parabéns a todos que colaboram para manter viva essa tradição. Parabéns crianças. Que Deus continue abençoando todas às crianças!”, disse Cezinha Ronchi.

Para outro morador, Antônio Malini, a realização do “Bom Princípio de Ano Novo” é uma mostra da fidelidade familiar que gera um fortalecimento da amizade e do respeito entre todos os moradores de Araguaya. “Convivemos com essa situação maravilhosa durante toda a nossa existência e cremos fielmente que jamais terá fim esse projeto de formação amigável e, sobretudo respeitoso, que fortalece a cultura italiana”.

De acordo com o morador Tarcísio Borgo, o ato de as crianças serem recebidas pelos moradores em suas residências é simplesmente emocionante e o que percebe são muitas cenas de carinho e eternos agradecimentos. “Bom Princípio de Ano Novo já dura mais de 80 anos e foi trazido para cá pelos nossos ancestrais e será garantida a permanência com o acompanhamento dos pais ou responsáveis”, afirma emocionado Borgo.

✍🏻 (Texto: Cícero Modolo  - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES), 📷Fotos: Divulgação