Câmara Municipal de Marechal Floriano vence em categoria do Prêmio Inoves 2022 e é destaque entre finalistas

por Cicero Modolo publicado 15/12/2022 16h10, última modificação 17/07/2023 16h15

A Câmara Municipal de Marechal Floriano foi vencedor do Prêmio Inoves Ciclo 2022 na categoria “Projeto em desenvolvimento" com o Projeto “Biblioteca Viva”. A Câmara Municipal também foi destaque entre os finalistas com mais um projeto selecionado. O Projeto Biblioteca Viva consiste em ofertar a estudantes, professores e atores da cultura local um espaço estruturado para encontros, grupos de estudos, mini oficinas, mini palestras, exposições e lançamentos de obras de cunho artístico e científico.

O Projeto Biblioteca Viva é de extrema relevância, ofertando para aos atores educativos e culturais um espaço adicional para a realização de micro eventos, micro palestras, micro oficinas, micro exposições, encontros educativos e culturais, pesquisas e lançamentos de obras científicas e culturais.  Na prática o projeto retira a Biblioteca Legislativa Adelaide Klippel daquela posição passiva em que aguarda a visita do usuário, ação essa realizada através da uma busca ativa de seu público-alvo através do contato com atores educativos e culturais.

Para o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, receber esse prêmio é a confirmação que sua gestão na Câmara Municipal está no caminho certo.

“Ganhar o Prêmio Inoves em uma categoria e ficar finalista em outra foi uma grande emoção e sentimento de que estamos no caminho certo. O caminho da Inovação, da transparência, da participação popular e do crescimento. Precisamos criar cada vez mais mecanismos que aproxime e beneficie a população através da Câmara Municipal, afinal a Câmara Municipal é a Casa do Povo. Agradeço o empenho e a dedicação de toda a equipe. É a primeira vez que a Câmara Municipal de Marechal Floriano conquista esse prêmio, o maior prêmio de inovação na administração pública do Estado do Espírito Santo”, disse o Presidente, Cezinha Ronchi.

De acordo com o coordenador da equipe, o curador da Biblioteca Legislativa Municipal, Valmere Santana, as perspectivas futuras do projeto são bastante amplas, podendo utilizar o espaço da Biblioteca para a realização de noites de autógrafos de obras literárias e científicas; localização de mini mostras fotográficas e de artes plásticas; estruturação de uma hemeroteca e enriquecimento do acervo com um clipping sobre a cidade.

"Hoje, com o andamento do projeto, acolher essas pessoas que convidamos a tornar a biblioteca um espaço seu, é uma grata satisfação. A observação mostra que essa vida passou a pulsar na biblioteca: veio para ficar e há de se tornar cada vez mais presente. Está sendo uma experiência muito gratificante! Em 2023, muitos subprojetos estão sendo pensados para tornar a biblioteca cada vez mais viva", disse o coordenador do projeto, Valmere Santana.

O resultado foi apresentado no site da Inoves na última quarta-feira (14), de acordo com a coordenação do Inoves, haverá uma cerimônia presencial (ainda a ser marcada) para entregar os certificados aos vencedores.

A lista completa com os nomes dos projetos vencedores está disponível no site www.inoves.es.gov.br ou https://inoves.es.gov.br/resultados_inoves_2022

Destaque entre os finalistas

A Câmara Municipal também foi destaque com outro projeto finalistas no Prêmio Inoves Ciclo 2022. Na categoria “Projeto de Resultados” foi finalista o projeto “Câmara Empreendedora”. Com o objetivo de possibilitar ao cidadão florianense dispor de serviços online que permitam empreender, acessar direitos e realizar uma formação remota que amplie seus horizontes sócio-profissionais.

Sobre o Prêmio Inoves

O Inoves segue há 15 edições reconhecendo e valorizando equipes de servidores que inovam na gestão. Neste ano, o Prêmio Inoves recebeu 259 inscrições de projetos do Executivo Estadual, do Executivo Municipal e de outros Entes Públicos nas três categorias do programa - Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados. Desse total, 32 foram para a final e 13 saíram vencedores.

As equipes do Executivo Estadual e do Municipal foram premiadas com recurso de R$ 30 mil, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que será investido no processo de aceleração dos projetos, programado para 2023. Além disso, elas recebem certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Entes Públicos.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou a relevância do Prêmio Inoves. “Além de incentivar práticas inovadoras no serviço público e reconhecê-las por meio de premiação, o programa contribui para a continuidade dos projetos e até mesmo para a evolução deles, uma vez que as equipes vencedoras participam de um processo de aceleração, que ajuda a identificar pontos de aperfeiçoamento e de potencialização das iniciativas. Isso tudo reflete em melhorias na gestão pública e nos serviços prestados aos cidadãos”, disse Calmon.

Equipe do Projeto:

Cezar Tadeu Ronchi Junior – Pesquisador / Presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano

Cícero Rafael Walcker Modolo – Jornalista / Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano

Valmere Santana – Professor / Curador da Biblioteca Legislativa Municipal da Câmara Municipal de Marechal Floriano

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.