Câmara de Marechal Floriano promove palestra sobre Política Pública

por Cicero Modolo publicado 04/03/2022 12h25, última modificação 04/03/2022 12h25
O tema: “Política Pública: O Papel dos Vereadores na Gestão Pública Municipal” foi apresentado pelo Doutorando em Políticas e Mestre em Ciência Política pela Universidade Aveiro/Portugal, Cristiano Roncette.

A Câmara Municipal de Marechal Floriano promoveu na noite de ontem (03) a primeira palestra deste ano, ministrado pelo Doutorando em Políticas e Mestre em Ciência Política, Cristiano Roncette , que aconteceu no Auditório Vereador David Klippel da Casa Legislativa. Os públicos em geral puderam assistir à palestra em transmissão ao vivo pelos canais oficiais no Facebook, YouTube e Instagram da Câmara Municipal. Entre os presentes estavam o Presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi, o Vereador Natalino Bianqui. Além deles, servidores públicos dessa Casa de Leis participaram da palestra.

A palestra teve como tema “Política Pública: O Papel dos Vereadores na Gestão Pública Municipal”, que ao Vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Após o encerramento da palestra, foram entregues os certificados de participação aos Vereadores e aos Servidores, com as devidas congratulações do palestrante.

“A Política Pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público, ou seja, é o tratamento de um problema entendido como relevante para um coletivo; mas também, são formas como o governo traduz as necessidades e prioridades que os eleitores escolheram por meios de seus votos em ações práticas”, salientou Cristiano Roncette. Para tanto, continuou ele, todos devem estar cientes que, ao contrário do que muitos pensam, ser agente político requer, sim, muito preparo e conhecimento.

✍🏻  Texto: Cícero Modolo / 📷Fotos: Cícero Modolo e Daniel Soares / Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano - ES