Câmara de Marechal Floriano presente no IV Congresso de Vereadores e Vereadoras do ES

por Cicero Modolo publicado 05/04/2022 16h05, última modificação 08/04/2022 13h49

Câmara Municipal de Marechal Floriano participou, na última semana, do IV  Congresso Estadual de Vereadores 2022 (CONGREVES). Neste ano destacando Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação. O evento foi promovido pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores (as) do Estado do Espírito Santo (ASCAMVES) em parceria com o Instituto Capacitar Para Legislar-ICPL e Governo do Estado do Espírito Santo. O congresso aconteceu no auditório do Hotel Praia Sol em Nova Almeida na Serra - ES nos dias 30 e 31 de março de 2022, e contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes e dos Vereadores e Vereadoras Municipais do Estado do Espírito Santo.

Jacqueline Moraes ressaltou a importância da Ascamves para os municípios e sobre a importância do diálogo nas vivências políticas dos poderes. “Todos os 78 municípios do Estado contam com a presença e com a ação do Governo do Estado. Sabemos trabalhar em parceria com os municípios e nesse processo a Ascamves também é importante. Sabemos que os vereadores precisam fortalecer essa união para que possamos desenvolver cada vez mais o Estado. E nós, do Governo do Estado, apostamos nisso. Por isso, aqui, em nome do governador Renato Casagrande, eu digo que respeitamos e valorizamos os mandatos dos nossos vereadores e apostamos, cada vez mais, no equilíbrio e na boa política. Temos que ter capacidade de dialogar”, afirmou.

O objetivo do Congresso é destinado a vereadores e assessores legislativos de todo o estado e visitante dos estados vizinhos, que estejam em busca de ampliar a rede de conhecimentos acerca do trabalho legislativo nas mais diversas esferas. O tema deste ano será “Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação”. O Congresso é destinado aos vereadores e assessores legislativos de todo o Estado e visitante dos estados vizinhos, que estejam em busca de ampliar a rede de conhecimentos acerca do trabalho legislativo nas mais diversas esferas.

Durante o IV CONGREVES, foram realizadas várias pautas como Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o SENADO FEDERAL através da INTERLEGES/ILB, e, a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores (as) do Estado do Espírito Santo/ASCAMVES; Momento solene de homenagens, outorga da “Comenda do Mérito Pr. Jaime Rodrigues” e Menção Honrosa; O Lançamento da 2ª edição da Revista ASCAMVES; O lançamento da Feira Ascamves de apoio ao Empreendedorismo (FEASAEM), que funcionou durante os dois dias do congresso, promovendo a força do empreendedor no fortalecimento da economia local.

A Câmara de Marechal Floriano também recebeu uma placa a Moção de Agradecimento, em face da significativa contribuição ao processo de fortalecimento do Legislativo Municipal Capixaba. Foram realizadas as transmissões ao vivo de todas as palestras e explanações de autoridades presentes no IV CONGREVES pelo Facebook oficial da Câmara de Marechal Floriano, onde ficarão disponíveis para acessos posteriores.

Na apresentação dos ganhadores do Troféu do Concurso Destaque Capixaba das “Boas Práticas Legislativas, Foi realizada a transmissão ao vivo pelo Facebook oficial da Câmara de Marechal Floriano, o Vereador e Presidente da Câmara, Cezinha Ronchi  foi agraciado com o Troféu Boas Práticas Legislativas da ASCAMVES, troféu dado aos 04 melhores projetos de lei apresentados pelos vereadores de todo Espírito Santo. É a primeira vez que o Vereador Cezinha recebe o troféu estadual, por seus projetos de lei na cidade de Marechal Floriano. Cezinha Ronchi conquistou o prêmio através do Projeto de Lei de N° 083/2021 que dispõe sobre a Biblioteca Legislativa Municipal, “Para nos vereadores  e mais que uma honra ser reconhecido  no Estado do Espírito Santo com o prêmio Destaque Capixaba das “Boas Práticas Legislativas”, destacou Cezinha.

O Concurso Destaque Capixaba das “Boas Práticas Legislativas”, tem o objetivo de estimular o reconhecimento de iniciativas de vereadores (as), servidores (as) públicos (as) e câmaras municipais, empenhados na elaboração e aprovação de projetos capazes de impactar positivamente a realidade municipal a partir dos parlamentos fortalecendo o poder legislativo municipal e estimulando a integração com a comunidade, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e demais proposições que mereçam destaque. Estimular realizações com visibilidade de forma positiva na construção de uma sociedade mais justa e com ações públicas inovadoras.

Respeitando todos os protocolos sanitários da OMS e decretos do Governo do Distrito Federal, principalmente com vagas limitadas em um amplo espaço, a programação do IV CONGREVES seguiu até a quinta-feira 31 de março.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Foto: Cícero Modolo e Daniel Soares.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.