Câmara de Marechal Floriano homenageia as Irmãs Centenárias com o Título de Cidadã Florianense

por Cicero Modolo publicado 11/05/2022 10h40, última modificação 11/05/2022 10h42

Uma história que se for contar ninguém acredita, duas irmãs nascidas em Araguaya distrito de Marechal Floriano, Região Montanhas Capixabas do Espírito Santo viraram notícia em Brasília. Juracy Feitosa Rocha e Julieta Feitosa é o que se pode chamar de irmãs inseparáveis. Vaidosas, lúcidas e ativas, garantem que o segredo da longevidade é fazer o que gostam e aceitar as pessoas como elas são. As irmãs estão há 100 anos juntas, vindas do Espírito Santo, passando pela então capital Rio de Janeiro, até chegarem ao Distrito Federal. Hoje, Juracy com 100 anos e Julieta com 104  anos esbanjando saúde.

Foi então que em uma viagem a trabalho o Presidente da Câmara, Cezinha Ronchi recebeu de um amigo uma mensagem de uma reportagem que as irmãs tinham aparecido no programa Fala Brasil da Record TV, (https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/irmas-centenarias-enfrentaram-a-gripe-espanhola-e-agora-a-covid-19-11122021), e o Cezinha havia pedido ao Diretor de Comunicação da Câmara Municipal para encontrar o responsável pelas irmãs. Foi então que a Record TV/ES em contato com a Record TV/SP passou as informações do neto Rafael Rocha para o Diretor de Comunicação da Câmara Municipal, sendo possível agendar uma visita na casa das Irmãs Centenárias em Brasília no Lago Sul.

Durante a ida dos Vereadores a Brasília-DF na última semana entre visitas no Congresso Nacional, participação e capacitação na XXI Edição da Marcha dos Legislativos Municipais promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi juntamente com Diretor de Comunicação da Câmara Municipal foram ao encontro das irmãs Juracy e Julieta para realizar uma reportagem especial e entrega dos Títulos de Cidadã Florianense.

A Câmara Municipal de Marechal Floriano, pelo merecido reconhecimento deste Município à sua longevidade e por sua bravura, bem como da trajetória da família, confere os Títulos de Cidadã Florianense Ilustríssimas Senhoras Julieta Feitosa nascida em 29 de janeiro de 1918, em Araguaya, atualmente com 104 anos, e a Juracy Feitosa rocha nascida em 24 de novembro de 1921, em Araguaya, atualmente com 100 anos filhas de Antonieta Raimondi e Júlio Feitosa, sendo ele o primeiro Agente do Correio de Araguaya, o qual também foi Comerciante na referida localidade.

O Vereador Cezinha Ronchi passou horas conversando com as irmãs, e logo as lembranças foram trazendo á tona, foram lembrando-se da época do Primeiro comércio do pai delas em 1909 e onde era o Primeiro Correio de Araguaya, de como foi construído a casa (cal, barro e pedras a estrutura da casa onde elas nasceram), as irmãs lembrando-se da cor da casa e das portas e janelas, “Cor da casa branca com janelas e portas azuis”, comentam as imãs.

“Foi uma tarde de muita emoção aqui em Brasília. Entregamos 2 Títulos de Cidadã Florianense às irmãs centenárias Juracy (100 anos) e Julieta Feitosa (104 anos) que nasceram em Araguaya. Julieta é a mais idosa nascida em nosso Município de Marechal Floriano. Ambas eram filhas do Primeiro agente do Correio de Araguaya e que foi Comerciante em Araguaya. Na foto os netos Rafael Rocha e Daniela Rocha. Gravamos uma entrevista com as duas para um documentário para a Câmara Municipal. O segredo delas segundo as mesmas: Sempre desejar e fazer o bem, não guardar mágoas e sempre perdoar. Que aprendizado”, destaca Cezinha Ronchi

Lembranças inesquecíveis

A compra da Mariola na venda do Seu Samuel Rosa

Julieta lembra que ela pequena ia até a venda ganhar mariola e ela atravessava a linha de trem até a venda, o dono da venda oferecia para Julieta e ela aceitava mais na cabeça dela ela estava ganhando à mariola, mais na verdade o Seu Samuel Rosa todo mês apresentava a caderneta cobrando do seu pai a conta da mariola, segundo Julieta “nunca mais comprou fiado em lugar nenhum até hoje”

Carta para PT

Em muitas lembranças a Julieta lembra que sua mãe comentou que havia um cidadão que todos os dias chegavam a agencia do correio e perguntava “tem carta para PT”, ela dizia não e ele insistia “tem carta para PT” ela dizia não, então ia embora, passando por muito tempo ele voltava e falava “tem carta para Pietro Tononi”, ela disse sim tem, foi então que a sua mãe respondeu “mais o senhor vem perguntando se tem carta para PT, eu só respondo o que eu leio” em gargalhadas explica Julieta.

Ida até Brasília

As duas irmãs nasceram e viveram em Araguaya até 1923, interior de Marechal Floriano. Depois, se mudaram para Vitória e para o Rio de Janeiro, onde moraram cerca de 20 anos.

Juracy se formou em biblioteconomia e contabilidade e Julieta estudou turismo. Trabalharam por muito tempo na Câmara dos Deputados, a irmã mais nova como diretora da Biblioteca da Casa e a mais velha como diretora do Arquivo. "Fiz a faculdade (de turismo) com 54 anos, já em Brasília. E depois prestei concurso", lembra Julieta. As duas chegaram à capital em 6 de junho de 1960.

Juracy acrescenta: "Graças a Deus, nosso pai não era tão atrasado, porque naquela época as mulheres não podiam estudar nem arranjar emprego".

Com a experiência de um século de vida, Juracy confessa que gosta de receber visitas e que a casa está sempre cheia de netos, bisnetos, amigos e familiares.

Para as irmãs, o segredo para se viver bem é viver contente. "Com amor ao próximo, aceitando como as pessoas são", reforça Julieta.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.