Alunos da Escola Jacomo Borgo realizam visita a Câmara Municipal em Marechal Floriano

por Cicero Modolo publicado 16/11/2022 19h00, última modificação 16/11/2022 19h01

Um grupo de 32 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacomo Borgo participou, na última segunda-feira (14), do projeto Integrador que tem por tema geral Educação financeira. Esse projeto é idealizado pela professora Mariza Lube. O encontro aconteceu nas dependências da Câmara Municipal iniciando pela biblioteca legislativa municipal e em seguida para o auditório vereador David Klippel. O presidente da Câmara Municipal vereador, Cezinha Ronchi conversou com as crianças sobre os deveres dos parlamentares, funções do Poder Legislativo e história do município de Marechal Floriano.

A recepção foi realizada pelo servidor da Câmara Municipal, Valmere Santana, que encaminharam os alunos para o espaço cidadão e biblioteca legislativa municipal, onde conversaram e apresentaram as atribuições de cada setor e curiosidades e fatos históricos de personagens do Brasil e do município. Em seguida, os alunos, realizaram perguntas sobre o funcionamento da Câmara Municipal e das atribuições dos Vereadores. Logo após os alunos foram encaminhados para o auditório vereador, David Klippel onde o presidente da Câmara Municipal estava aguardando para sua palestra.

“Hoje um dia especial para mim aqui na Câmara Municipal. Recebemos a visita dos alunos da Escola Jacomo Borgo de Araguaya, um grupo de 32 alunos do 4º e 5º ano, conversar com esses jovens e palestrar para eles foi muito gratificante, falamos sobre Processo Legislativo, principalmente sobre elaboração de Projetos de Lei Municipal, História dos Vereadores do município e História de nosso município de Marechal Floriano. Parabéns às Professoras Mariza Lube que foi a idealizadora do projeto, a professora Rúbia, Pedagoga Idaiana Caetano de Aguiar e Diretora Alessandra de Freitas”, destacou o presidente da Câmara Municipal vereador, Cezinha Ronchi.

Para a professora Mariza Lube, idealizadora do projeto, aprender sobre política na prática é indispensável para os jovens. “O intuito de trazê-los à Câmara é proporcionar o real contato com o que estão aprendendo em sala de aula. Ter um vereador para responder perguntas feitas por eles faz total diferença neste processo de aprendizagem. A escola EMEIEFTI Jacomo Borgo, por ser de tempo integral tem uma matéria chamada projeto Integrador que tem por tema geral Educação financeira. Nessa disciplina os alunos estudaram os poderes públicos e suas funções, desde âmbito nacional até municipal. Entramos na temática dos poderes do município, executivo e legislativo onde puderam conhecer melhor os poderes e consequentemente a função de cada representante”, afirmou a professora.

Estiveram presente no encontro além do presidente da Câmara Municipal vereador, Cezinha Ronchi, a diretora da escola EMEIEFTI Jacomo Borgo, Alessandra de Freitas, a Pedagoga Idaiana Caetano de Aguiar, as professoras, Mariza Lube e Rúbia, além do servidor da Câmara Municipal, Valmere Santana.

Na programação do projeto! os alunos conhecem o Memorial Legislativo Vereador Jacomo Ronchi, a Biblioteca Legislativa Municipal, o Centro de Memória Legislativa e o Espaço Cidadão e encerram o roteiro passando pelo plenário, onde são realizadas as sessões.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.