Alunos da Escola Estadual participam da primeira roda de conversa do programa “Café da Manhã com o Vereador” em Marechal Floriano - ES

por Cicero Modolo publicado 10/11/2022 19h15, última modificação 10/11/2022 20h25

A Câmara Municipal de Marechal Floriano promoveu a primeira roda de conversa do programa “Café da Manhã com o Vereador”, integrante do Projeto Biblioteca Viva, da Câmara Municipal. O encontro de caráter pedagógico ocorreu nas dependências da Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel”, na última quarta-feira (09), reunindo os vereadores, a professora e os estudantes para debater o papel do Legislativo Municipal e dos vereadores frente a construção das políticas públicas.

Com a presença dos vereadores Cezinha Ronchi e Navar Boeno tiveram também a presença da Professora Reni Klippel Machado e de sete estudantes que cursam o 3º ano/1 do Ensino médio na EEEFM “Emílio Oscar Hülle”, além do curador da Biblioteca Legislativa Municipal, Valmere Santana como mediador do encontro. O evento, cujo objetivo é aproximar o Legislativo Municipal da população Florianense,

“A política é de suma importância para a sociedade e para o dia a dia”, disse o presidente da Câmara de Marechal Floriano, disse Cezinha Ronchi aos estudantes.

“A Câmara Municipal de Marechal Floriano fica muito feliz em poder receber alunos e professores e mostrar parte do nosso trabalho. Iniciativas como essas, serão sempre apoiadas por nós vereadores. “É direito de todo cidadão, acompanhar e participar dos trabalhos legislativos, dos projetos, das idéias e das discussões que engrandecem as tomadas de decisões”, concluiu o Presidente da Câmara.

“Vocês precisam aprender o que é política e participar dela. É através das decisões de vocês que nós podemos fomentar as políticas públicas na cidade”, destacou vereador Navar Boeno.

A professora Reni Klippel que acompanhou o grupo, também considerou positiva a experiência de os alunos observarem como funcionam as questões que eles aprendem na teoria em sala de aula. “Tenho muito orgulho de estar aqui com esses meninos e meninas”, afirmou.

Durante o Encontro foram abordados vários temas e foram realizadas perguntas dos alunos para os vereadores.

Iniciado com as apresentações, e seguiu para um coffe break, às 9 horas, e retomado para os debates 15 minutos após, estendendo-se até as 11 horas. Em pauta, temas como as características e funções da representação parlamentar, as demandas dos estudantes frente aos desafios educacionais e a democracia, que através da dinâmica de perguntas e respostas foram debatidos com a animada participação dos presentes. Na oportunidade os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer como têm pautado seus mandatos, os projetos nos quais têm trabalhado e a maneira como se relacionam com a população; os estudantes puderam sanar suas dúvidas sobre o funcionamento da casa de leis, a rotina de trabalho dos parlamentares e a relação do legislativo com os demais poderes.

Após a roda de conversas os estudantes e a professora foram acompanhados pelos vereadores para uma visita às dependências da Câmara, incluindo o painel de legisladores, o auditório David Klippel o Plenário Pedro Schunk.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.