Projeto “Café da manhã com o Vereador” tem a primeira edição de 2023

por assessoriacm22 publicado 30/03/2023 15h55, última modificação 29/11/2023 17h04

A Câmara Municipal foi palco, pela terceira vez, da roda de conversa “Café da manhã com o Vereador”, estando dentro dos projetos “Biblioteca Viva”, da Câmara de Marechal Floriano e que objetiva a aproximação do cidadão com o Legislativo.

O encontro que tem formato pedagógico ocorreu nas dependências da Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel” e reuniu o Vereador Felipe Del Puppo, as professoras, Reni Klippel Machado e Estefany Medeiros Borghardt Hand e sete estudantes do 3º ano/2 do Ensino Médio da EEEFM “Emílio Oscar Hulle”, além do curador da Biblioteca Legislativa Municipal e mediador dos encontros, Valmere Santana.

O encontro teve início às 08h com a recepção dos participantes da roda de conversa, juntamente do Vereador, que deu início as apresentações falando sobre sua trajetória na política, onde passou a se dedicar já no Ensino médio, período em que dividia os ensinos do colegial e cursava Gestão pública, ambiental e política, já visando se dedicar ao meio.

Na ocasião, Felipe Del Puppo falou o quanto foi gratificante debater sobre suas plataformas de trabalho e poder especificar as funções dos Vereadores de Marechal Floriano, “Foi muito prazeroso estar presente na terceira edição do ‘Café da manhã com o Vereador’. É raro atualmente termos jovens que se interessem pela política, então essa iniciativa é muito importante para fazer essa integração de jovens nesse meio e talvez até trazer inspiração para que eles futuramente possam cogitar fazer parte da política”, finalizou.

Uma das professoras presente, Reni Klippel Machado, destacou a importância do projeto, “Essa iniciativa é uma grande oportunidade, tanto para os nossos jovens, como para nós como escola, porque nos aproxima do Vereador. São tantas as informações erradas e negativas que chegam até nós do meio político e dessa forma nós temos um meio de combater isso. Nós trabalhamos em conjunto, eles são os nossos representantes, merecem nosso respeito e nosso apoio. E essa ainda é uma forma de nossos jovens aspirarem pela política, pois nós sabemos como é importante termos idéias novas olhando a sociedade por esse prisma”, finalizou.

Para os alunos participantes do projeto, a oportunidade tem muito a agregar, Camila dos Santos Marques, estudante do terceiro ano, ao falar do encontro destacou sua relevância, “O encontro foi muito importante para conhecermos mais sobre os Vereadores, principalmente porque pudemos conhecer nossos direitos em sociedade. O Vereador ainda nos esclareceu sobre a diferença dos poderes Executivos e Legislativos e também nos aconselhou e motivou a termos uma profissionalização, e a pensar em futuramente, seguir uma carreira política”.

“Foi um encontro de grande aprendizado e nele pudemos adquirir muitas informações interessantes com o Vereador Felipe, que nos trouxe noções do meio político que antes não tínhamos”, informou o estudante Matheus Henrique Oliveira dos Santos.

As 08h50min os participantes tiveram uma pausa para o café que se seguiu até as 09h15min. Tendo o encontro se estendido até as 09h30min. Alguns dos temas abordados pelo Vereador Felipe Del Puppo foram a respeito das redes sociais e sua importância na propagação de notícias, sobre o processo para sancionar um projeto, sobre as funções de um Vereador e o seu papel de legislar e fiscalizar o Executivo, e ainda falou a respeito de alguns de seus projetos de Lei e das emendas já conquistadas para o município.

A roda de conversa, além de possibilitar o contato do Vereador com os alunos e disseminar maior conhecimento sobre suas funções, ainda possibilita uma manhã de descontração, onde os participantes podem conhecer o espaço da Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel”, também destinada a reuniões e a estudos.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.