Marechal Floriano participa de Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo

por Cicero Modolo publicado 23/08/2023 16h48, última modificação 23/08/2023 16h49

A Câmara Municipal de Marechal Floriano participou, na última semana, da formação de gestores das políticas públicas para o turismo. O curso foi promovido pela Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), no município de Venda Nova do Imigrante. A formação aconteceu no auditório do Sebrae/ES em Venda Nova do Imigrante, região das Montanhas Capixabas do Estado,  nos dias 15 e 17 de agosto de 2023.

O curso, que está voltado para região turística Montanhas Capixabas, faz parte de uma formação que acontecerá até o mês novembro em todo o Estado. Ao todo, são dez turmas, uma para cada região turística capixaba em um total de 350 vagas.

Murilo Vago, gerente de Gestão do Turismo e responsável pela formação, falou sobre o projeto. “O Governo do Estado, por meio desta iniciativa inédita, possibilita que municípios e regiões turísticas possam capacitar servidores e colaboradores para atuar de maneira mais qualificada, a partir do conhecimento dos instrumentos da política pública do turismo, desde os aspectos inerentes ao planejamento, gestão, monitoramento e a participação social”, ressaltou.

Participou da formação de gestores das políticas públicas para o turismo representando o Município, o presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, o Assessor de Comunicação, Edson Daniel Soares Trarbach, a Secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt e a servidora Secretaria de Cultura e Turismo, Ariane Carnelli. Além de gestores e servidores públicos municipais envolvidos com o fomento da atividade turística, representantes de instâncias de governança regionais do turismo, guiam de turismo, representantes de organizações da sociedade civil, em especial as que integram os conselhos municipais de turismo e alunos dos cursos relacionados ao segmento.

A formação vai qualificar gestores municipais e regionais do turismo, proporcionando maior competência para desenvolver parcerias e projetos voltados ao fomento do setor em suas regiões, baseada no modelo de gestão descentralizada previsto no Programa de Regionalização do Turismo. Além disso, o curso vai dar mais autonomia e preparar os municípios para estarem inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, e orientar sobre a importância do Sistema Municipal de Turismo.

As aulas foram ministradas por Flávia Ribeiro, instrutora credenciada da Esesp, turismóloga, coordenadora e gestora das ações da Instância de Governança Regional Circuito das Águas, de Minas Gerais e com vasta experiência no setor. Será fornecido certificado para cada aluno. As aulas acontecem até novembro deste ano.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES