Marechal Floriano é o primeiro Município Cooperativista do ES a ter uma Lei Municipal do Cooperativismo

por Cicero Modolo publicado 20/03/2023 20h40, última modificação 20/03/2023 21h02

A Câmara de Marechal Floriano representada pelo presidente, o vereador Cezinha Ronchi, participou, na manhã desta segunda-feira (20), do encontro "Café com Leite, Cooperativismo e Política", promovido pelo Sistema OCB/ES. O encontro reuniu representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Estadual e Municipal Capixabas, além de lideranças cooperativistas.

O momento teve como objetivo à apresentação do projeto “A importância do Cooperativismo para o Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo”. A abertura foi realizada pelo superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que destacou os Municípios que estão com as Leis Municipais do Cooperativismo, com status em relação à tramitação dos projetos de Lei. No destaque está Marechal Floriano, com a Lei Municipal nº. 2.560, de 10 de março de 2023, já sancionada, sendo o primeiro Município do Estado do Espírito Santo a ter uma Lei Municipal do Cooperativismo.

“Marechal Floriano saiu na frente, sendo protagonista com a primeira Lei Municipal do incentivo cooperativismo, uma Lei moderna e atualizada se tornando uma das mais modernas do Brasil. Gostaria de dar os parabéns ao autor da Lei Municipal, o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, trabalhando em prol do seu Município, se tornando a primeira cidade cooperativista do Espírito Santo. Essa  Lei Municipal que regulamenta o apoio ao Cooperativismo”, disse Carlos André.

“Estamos aqui na sede do Sistema OCB/ES, na qual Marechal Floriano esta fazendo história em nosso Estado, sendo o primeiro município do Espírito Santo a ter uma Lei Municipal de apoio ao cooperativismo”, disse emocionado o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi.

Durante o encontro também foi aberto às falas dos participantes, que puderam trazer suas impressões e compartilhar projetos que vão ao encontro das demandas e pautas cooperativistas.

Além dos representantes políticos, o momento contou com a presença de membros da equipe de trabalho do Sistema OCB/ES e também com a presença da bancada federal e estadual capixaba, representantes dos Poderes Legislativos e Executivos Estadual e Municipais Capixabas, além de lideranças cooperativistas, que reuniu representantes políticos e do setor para dialogar sobre propostas legislativas de fortalecimento das cooperativas.

No Espírito Santo há 119 cooperativas e mais de 610 mil cooperados. O segmento representa 5% do PIB capixaba. Importância para economia, para renda e para geração de empregos.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.