HEMOES inicia coleta de sangue em Marechal Floriano com apoio da Câmara Municipal

por assessoriacm22 publicado 10/11/2023 11h54, última modificação 29/11/2023 17h07

Na manhã desta sexta-feira (10), a Câmara Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente ao HEMOES e a Igreja de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realizaram uma ação, visando à captação e coleta de sangue para o Banco Estadual.

Os atendimentos tiveram início às 07h nas dependências da Casa Legislativa e contaram com moradores de Marechal Floriano que se dispuseram a colaborar com o aumento do banco de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).

O morador de Santa Maria de Marechal Floriano, Paulo Rodrigues Gomes, falou a respeito da experiência. “A doação de sangue é algo maravilhoso, porque é uma grande oportunidade que temos de salvar vidas. Eu sou doador desde os meus 19 anos e pra mim, é sempre um privilégio. O atendimento foi muito bom, gostei muito e que tenhamos sempre essa oportunidade de doar sangue”, explicou.

A faixa etária dos doadores conta com pessoas de 16 a 69 anos, pesando no mínimo, 50 kg e que estejam bem de saúde. Não sendo necessário e recomendável, estar em jejum.

Ao todo, o procedimento leva cerca de 40 minutos, contando com a triagem, teste de anemia, aferição de sinais vitais e por fim, a coleta de sangue, que dura entre 6 a 10 minutos. O ato, embora seja simples, pode salvar até quatro vidas.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano – ES