Quinta edição do projeto “Café da manhã com o Vereador” conta com a participação de alunos de Santa Maria

por assessoriacm22 publicado 06/10/2023 15h32, última modificação 29/11/2023 17h04

A Câmara Municipal foi palco, nesta sexta-feira (06), da quinta edição da roda de conversa “Café da manhã com o Vereador”, o qual faz parte do projeto “Biblioteca Viva”, criado pela Câmara Municipal, que tem como objetivo aproximar cada vez mais o cidadão do Legislativo.

O encontro, que tem formato pedagógico reuniu o Vereador, José Rodolfo Krohling, a Diretora da EMEF Professor Nicolau Krohling, Andrezza Costa Mill Borgo, o Professor, Alonso Ferreira, a Servidora e Chefe de Recursos Humanos da Câmara Municipal, Diana de Almeida Stumm e alunos do 8º e 9º ano da EMEF Professor Nicolau Krohling.

O encontro teve início às 08h30min, com a recepção dos participantes na Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel”, onde os estudantes puderam conhecer um pouco da história do Vereador presente, seu início na política e tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo mesmo, sobre as funções do Legislativo, o que podem esperar para o futuro do município, o tempo de mandato e qual é o órgão fiscalizador da Câmara Municipal.

Dodô Krohling esclareceu aos alunos que sempre teve uma vida comunitária ativa e a importância da comunicação. Ainda ressaltou que espera que o projeto possa abranger ainda mais alunos. “Hoje nós recebemos os alunos de Santa Maria, no Espaço da Biblioteca da Câmara Municipal e nós tivemos a oportunidade de apresentar também o Espaço Cidadão e o Plenário “Pedro Schunk”. É a primeira vez que participo do projeto e estou feliz de estar recebendo os alunos, é uma experiência nova para eles também. Eu acho que a gente pode agregar mais, trazendo um maior volume de alunos. Foi uma conversa muito saudável, onde eu pude explicar a função do Legislativo, diferenciar os Poderes e passar para eles uma visão mais ampla de um Vereador”, finalizou Dodô Krohling.

Andrezza Costa Mill Borgo, Diretora da EMEF Professor Nicolau Krohling, mencionou a oportunidade que os alunos tiveram de conhecer também o Espaço Cidadão, da Câmara Municipal. “Eu achei muito importante a visita e o acesso que os alunos tiveram, de poderem conhecer o trabalho dos Vereadores e também o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. Os alunos ainda ficaram muito interessados em saber dos serviços gratuitos oferecidos pelo Espaço Cidadão”, explicou a Diretora.

O Professor de História, Alonso Ferreira, destacou a dinâmica da qual os alunos fizeram parte. “Os estudantes fizeram várias perguntas que foram prontamente respondidas pelo vereador Dodô. A manhã também foi marcada por uma dinâmica divertida na qual os alunos se passaram por Vereadores no Plenário e puderam se apresentar. O encontro foi muito produtivo e elucidativo, pois além de aproximar os estudantes e a escola da prática Legislativa, despertou nos alunos um interesse em compreender como a função da Câmara Municipal e dos Vereadores de Marechal impactam no desenvolvimento do município”, pontuou.

Para os alunos que participaram do encontro, a manhã teve a agregar. “Sem dúvidas, essa foi uma grande oportunidade. Na escola nós começamos a estudar sobre a política, então o encontro pôde esclarecer muitas de nossas dúvidas, principalmente porque já estamos na idade de nos envolvermos com ela. Também gostei muito da explicação do Vereador Dodô, que tirou nossas dúvidas com bastante competência”, mencionou, Maria Luiza Zahn, aluna do 8º ano.

Os estudantes ainda conheceram o Plenário “Pedro Schunk”, onde aprenderam mais sobre os Processos Legislativos de perto e tiveram conhecimento do Projeto “Vereador Florianense Jovem”, que visa possibilitar aos alunos da rede municipal a vivência do projeto democrático.

Na oportunidade, os alunos simularam uma Sessão Ordinária entre si, aprendendo o papel de cada Vereador em uma Sessão. A manhã ainda contou com um coffee break preparado pelos servidores da Casa de Leis.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano – ES