Projeto resgata antigas músicas Italianas com crianças e adolescentes

por assessoriacm22 publicado 14/09/2023 10h29, última modificação 06/10/2023 16h22

Um projeto apoiado pela Câmara Municipal juntamente da Prefeitura está sendo desenvolvido pelo maestro Sandro de Souza Gomes com a partição de crianças a partir dos quatro anos até adolescentes de 15 anos de idade. A ação tem como intuito fazer o resgate de antigas tradições italianas e conta com as antigas músicas cantadas pelos Nonnos e Nonnas do Distrito.

O Coral Piccoli Contadini dei Polcenigo (Pequenos Camponeses de Polcenigo), teve seu nome escolhido em homenagem aos mais de 50% dos moradores do distrito que são descendentes de Polcenigueses.

Os jovens Iniciaram seus ensaios no mês de junho deste ano, mas desde então já realizaram duas apresentações, uma no coreto da Praça de Araguaya e outra no Encontro de Corais, realizado na comunidade de Santa Maria.

A Secretária de Cultura e Turismo do Município, Maria Goretti Pereira Pinto, ressaltou a importância da preservação da cultura italiana e revelou futuros projetos para o município. “Nós também temos o projeto ‘Em busca de talentos’ que já lançou seis escritores Florianenses, com vários gêneros textuais e que estão disponíveis em várias plataformas digitais. Também apoiamos os grupos de danças italianas de Araguaya e de danças alemãs de Santa Maria. Para o ano de 2024 vamos ampliar o projeto do coral para outros distritos do município e ainda vamos criar o projeto Escola de Música e artes”, informou a Secretária.

O Presidente da Câmara Municipal e morador do distrito de Araguaya, Cezinha Ronchi, mencionou a importância de projetos que valorizem a cultura local. “É muito gratificante apoiar um projeto que mantém viva a cultura musical dos nossos antepassados. Temos que valorizar e não perder essas canções italianas. Vamos apoiar a ampliação deste projeto para outras comunidades”, finalizou o Vereador.

Para aqueles que tiverem interesse em assistir os ensaios do grupo, o professor e maestro, Sandro de Souza Gomes, informa que são abertos ao público, acontecendo sempre às terças-feiras, a partir das 17h na Escola Jacomo Borgo.

✍️Texto: Assessoria de comunicação / 📷 Fotos: Divulgação