Presidentes de Câmaras de Vereadores participam de reunião no gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa - ES

por assessoriacm22 publicado 07/08/2023 16h07, última modificação 07/08/2023 16h12

Na manhã da última quinta-feira (03) a Câmara de Marechal Floriano, representada pelo Vereador Cezinha Ronchi, reuniu-se com os Presidentes de Câmaras de Vereadores de 27 municípios capixabas, o encontro foi realizado na presidência da Ales e resultou na assinatura dos protocolos de adesão ao Colégio Permanente das Casas Legislativas.

Na ocasião, foram chamados para compor a mesa, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Marcelo Santos, a Diretora da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, o Diretor de Relações Institucionais, Giuliano Nader, o Diretor Geral da ALES, Miguel Amm, o Secretário de Comunicação Social, Carlos Augusto de Almeida Neto, o Procurador Geral, Anderson Pedra e o Presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi.

Através da Casa dos Municípios, a Assembleia Legislativa está firmando parcerias para fortalecer o trabalho dos Vereadores. O corpo técnico do Poder Legislativo vai auxiliar os Vereadores em demandas como revisão de leis orgânicas, transferência de tecnologia e cursos de capacitação através do Interlegis.

Este termo de adesão tem o objetivo de promover a interação, o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos Vereadores, que têm contato direto com a população e são responsáveis por autorizar e fiscalizar as ações realizadas pelas prefeituras em benefício dos cidadãos capixabas.

O presidente da Ascamves (Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo), Cezinha Ronchi, agradeceu a iniciativa do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, em apoiar o trabalho dos 860 Vereadores existentes nos 78 municípios capixabas. Ele enfatizou a importância do diálogo e da cooperação entre os poderes legislativos para atender às necessidades e demandas da população de forma efetiva.

Durante a reunião, foram discutidos temas relevantes para o desenvolvimento dos legislativos municipais, como o fortalecimento das funções legislativas, aprimoramento das atividades de fiscalização, a implementação de políticas públicas locais e a busca por maior autonomia dos municípios.

O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Marcelo Santos, destacou a importância da parceria entre a Assembleia e as Câmaras de Vereadores para promover o bem-estar da população. "Os Vereadores são fundamentais na representação dos interesses das comunidades locais, e o trabalho conjunto é essencial para o progresso do estado como um todo".

O encontro deixou uma perspectiva otimista de cooperação e colaboração mútua entre a Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores, visando o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento dos municípios e o bem-estar dos cidadãos capixabas.

Participaram do encontro os seguintes presidentes de Câmaras Municipais.

Edvan Piorotti - Itarana

Bras Zagoto - Cachoeiro de Itapemirim

Willian Duarte - Marataizes

Jaíro Cunha - Brejetuba

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.