Celebrado em 30 de junho “Dia do Sim” completa 32 anos

por assessoriacm22 publicado 30/06/2023 10h57, última modificação 29/09/2023 18h27

O “Dia do sim”, celebrado neste dia (30) de junho, completa hoje seus 32 anos e comemora o fato, de em 1991, Marechal Floriano ter alcançado sua emancipação de Domingos Martins.

O movimento surgiu após moradores desejarem mudanças no município que até então era subordinado a Domingos Martins e que não possuía muitas das condições básicas.

Foi quando, na década de 1960, ao avistarem as melhorias que precisavam ser feitas, os moradores, Edgard de Carvalho Neves, Evahy Mendes, Alfredo Costalonga e o Coronel Ernesto Vieira da Silva, iniciaram um processo com o intuito de debater a criação de uma associação que unisse os moradores no interesse de desenvolver e buscar melhorias para Marechal Floriano, porém, o desejo dos moradores ficou por muitos anos paralisado a burocracia.

Ao decorrer dos anos, no final da década de 1980 o movimento voltou a tomar forças, culminando na criação da Comissão Pró-Emancipação Política de Marechal Floriano. Nesse movimento, Araguaya, também distrito de Domingos Martins, passou a compor com o distrito de Marechal Floriano, o território que almejava a emancipação

A partir da criação da "Comissão", que passou a ser presidida por Nides de Freitas, com a tesouraria confiada ao professor Adnilses Arthur Machado Filho e a coordenação de marketing entregue ao também professor Silvio Rogerio Lemke, os trabalhos passaram a se conduzir com o intuito de mobilizar os moradores, além de arregimentar apoio político.

Muitas tentativas foram feitas e em 1990 a Assembléia Legislativa do Espírito Santo aprovou a lei autorizando o TRE - Tribunal Regional Eleitoral a realizar o plebiscito, consultando a população dos distritos de Araguaya e Marechal Floriano, para saber se essa população realmente desejava se emancipar de Domingos Martins.

Assim, vencida a burocracia, o plebiscito foi marcado para o dia 30 de junho de 1991, iniciando-se a "Campanha pelo Sim", que, segundo a ata final de apuração, os votos "sim", pela emancipação, alcançaram o apoio de 3.623 eleitores, enquanto o "não", dos eleitores contrários à emancipação, somou 288 votos. Ainda se contabilizou 90 votos em branco e 26 nulos, totalizando 4.027 votantes.

Assim, no dia 31 de outubro de 1991, o governador do Estado do Espírito Santo, sancionava a Lei Estadual nº 4.571, acatando o resultado do plebiscito e criando oficialmente o Município de Marechal Floriano.

Sendo no dia 30 de junho a comemoração de toda a mobilização feita para que hoje pudesse existir o município Marechal Floriano.

✍📷 Texto e Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.