Câmara de Marechal Floriano realiza noite de inaugurações em homenagem a nomes da História Política do Município

por Cicero Modolo publicado 22/03/2023 11h17, última modificação 22/03/2023 11h18

Na noite do ultimo sábado, (18), a Câmara Municipal realizou uma noite de inaugurações voltadas a homenagens de grandes nomes que fizeram parte da história política de Marechal Floriano e desta Casa de Leis.

Na ocasião, o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, o Vereador Cezar Tadeu Ronchi Junior chamou para compor a mesa do Plenário “Pedro Schunk” o Pesquisador e Historiador, Jair Littig, os representantes da Academia Florianense de História, Artes e Letras (AFHAL), decanos Oberdan Pereira, cadeira número 20 e Marcos Bitencourt, cadeira número 04, a Diretora da Escola Victório Bravim, Liane Catelan Bravim, o Professor e curador da Biblioteca Legislativa Municipal, Valmere Santana, o bisneto de Philipp Endlich, Enildo Cardoso, a filha de Joaquim Stein, Anne Mary da Costa Stein e seu esposo o Comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar - ES, Major Edinei Balbino de Souza.

Acesse o link para assistir ao vídeo da cobertura do evento: Clique Aqui

A primeira inauguração foi o busto de Philipp Endlich, obra do escultor capixaba e morador de Araguaya, Hippólito Alves. No momento, o Vereador Cezinha Ronchi, fez o convite para se juntarem a ele, a bisneta do homenageado e o pesquisador Jair Littig, que narrou um pouco da história de Philipp Endlich.

Posteriormente, foi feita a inauguração da Galeria dos Presidentes “José Joaquim Stein”, Joaquim Stein foi Vereador por cinco mandatos e Presidente por quatro biênios, fotos dos Presidentes que passaram por aqui e fizeram parte da história desde 1869.  No momento, o convite feito pelo atual Presidente, Cezinha Ronchi, foi dirigido à filha do ex-vereador, Anne Mary da Costa Stein e ao Comandante da Policia Militar, Major Edinei Balbino de Souza.

A noite se encaminhou para o fim com a inauguração do Espaço do Empreendedor Vereador “Jacinto Catelan Junior” do “Espaço Cidadão”, que oferece diversos serviços aos Munícipes. Sendo a última apresentação da noite, a Biblioteca Legislativa Municipal, que conta com diversos exemplares disponíveis.

Para o Presidente da Câmara Municipal o vereador Cezinha Ronchi a noite foi de muita alegria e emoção por parte da família dos Homenageados. “Esse dia foi marcado com muita emoção nesta Casa de Leis, na qual foi à inauguração do busto do Primeiro Vereador e Primeiro Prefeito Imigrante alemão do Estado do Espírito Santo no período Republicano, Philipp Endlich, morador da então Vila do Braço do Sul hoje Marechal Floriano. Com a presença de descendentes, do Pesquisador Jair Littig, membros da Academia Florianense de História, Artes e Letras e demais convidados. Obra de arte do escultor Hippólito Alves. Sua família doou o terreno para a construção da Igreja e Cemitério de Marechal Floriano, foi responsável pelo primeiro calçamento do Município, um homem a frente de seu tempo. Marechal Floriano um relicário cultural. A nossa Casa de Leis leva o nome dele. A inauguração do Espaço do Empreendedor Vereador Jacinto Catelan Júnior (Jacintinho). Esta sendo uma conquista para os Empreendedores do Município onde são oferecidos diversos serviços de utilidade pública, um projeto piloto no Estado do Espírito Santo em termos de Câmara Municipal. A Galeria Legislativa dos Presidentes de Câmara Joaquim Stein. Foi muito importante a presença da Filha do Homenageado Ane Stein e seu esposo. Uma Homenagem a quem comandou nossa Câmara em 4 oportunidades”, destacou Cezinha Ronchi.

Finalizando a cerimônia de inauguração, os convidados puderam degustar de um lanche preparado e organizado pelos servidores da Casa de Leis.

Biografia de Philip Endlich

A família Endlich partiu do porto de Hamburgo por volta de 1859, transportando imigrantes alemães que chegaram ao porto de Rio de Janeiro, vindos de lá para o Espírito Santo. Philipp se casou em 1870 e em 1882 se tornou um grande comprador de café, posteriormente, em 1893 se tornou o primeiro imigrante alemão Prefeito no Espírito Santo, sendo também o primeiro Vereador da Câmara de Marechal Floriano.

✍ Texto: Cícero Modolo e Vanderléia Bickel / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.