Alunos da EMEF Elisiário Ferreira Filho visitam Câmara de Marechal Floriano

por assessoriacm22 publicado 04/05/2023 15h59, última modificação 29/09/2023 18h27

Na manhã da última quarta-feira (03), alunos do 4º ano da EMEF Elisiário Ferreira Filho, visitaram a Câmara Municipal de Marechal Floriano. No encontro, os estudantes puderam conhecer mais a respeito do funcionamento da Casa Legislativa e sua formação.

A visita guiada pelo Professor e Curador da Biblioteca Legislativa Municipal, Valmere Santana, ocorreu no Auditório “Vereador David Klippel” e contou com os alunos do 4º ano A e B, com as professoras, Nayara e Eliane e com auxiliares pedagógicos, que além da Casa Legislativa, ainda puderam conhecer os serviços prestados pela Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel” e pelo Espaço Cidadão “Diretor Sílvio Rogério Lemke”.

A servidora e uma das responsáveis pelo Espaço Cidadão, Simone Martins, explicou aos alunos a respeito do funcionamento do Espaço e do Projeto Espaço do Empreendedor, “Mencionei que eles, seus pais e demais moradores tem direito a dez cópias por dia, além disso, o espaço pode ser utilizado para fazer pesquisas nos computadores. No Espaço do Empreendedor já temos uma área mais focada no público adulto, onde nós também ajudamos na área de INSS online, Detran online, título de eleitor, com currículos e com demais serviços”, explicou.

Valmere Santana, ao acompanhar o grupo também falou sobre aspectos históricos e culturais, “Encerramos as apresentações passando pelo Painel da Excursão Presidencial de Nilo Peçanha no ano de 1910, onde temos um mosaico de fotos no qual é contada a história desse importante evento, que marca a inauguração do trecho da Estrada de Ferro Leopoldina Railway ligando Carolina a Cachoeiro, o lançamento da pedra Fundamental do Porto de Vitória e a inauguração da Escola de Artífices Aprendizes de Vitória, embrião do hoje IFES”, contou.

Diana Borlot, Tesoureira da Câmara Municipal e mãe de uma das alunas presentes, falou a respeito da visita, “É muito importante o contato das crianças desde cedo com o Poder Público, pois assim formaremos cidadãos atuantes na política”, e finalizou mencionando a surpresa da filha ao conhecer a Casa de Leis, “Ela chegou em casa encantada e falou: ‘nossa, teve tanta coisa que eles falaram e eu não sabia”, finalizou.

As visitas a Câmara Municipal podem ocorrer de segunda-feira a sexta-feira. Sendo necessário apenas o agendamento por parte da escola que desejar conhecer a Casa Legislativa e seu funcionamento.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.