Vereador Renato Werneck anuncia perigos de desmoronamento na localidade em Marechal

por Gibran S. Christo publicado 16/05/2018 08h52, última modificação 24/11/2021 11h03

O Vereador Renato Werneck encaminhou o pedido de providência ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC, Sr. Renato Newton Ramlow, ao Coordenador Estadual de Defesa Civil do Estado do Espírito Santo, Cel. BM Alexandre dos Santos Cerqueira e ao Prefeito Municipal de Marechal Floriano-ES, Cacau Lorenzoni, alertando as autoridades Municipais, Estaduais e Federais a atual situação de uma localidade no centro do Município de Marechal Floriano em relação ao risco eminente de deslizamento de barreiras onde encontra-se construídas dezenas de residências.

O local fica situado à Rua Dozino Monteiro de Paula, paralelo a Rua Professora Cecília Pitanga, na região conhecida como “Morro da Macefel”.

A localidade em questão pode ser considerada como uma “TRAGÉDIA ANUNCIADA” caso não sejam adotadas pelas autoridades competentes medidas preventivas para este morro íngreme, em razão dos pequenos e grandes deslizamentos que nele ocorrem e ocorreram ao longo dos anos, colocando em risco de morte centenas de pessoas que residem nas casas existentes no alto deste morro acentuado e centenas de pessoas que residem na parte baixa, localizadas à Rua Manoel Kill.

Renato ressalta que a localidade proporciona sérios riscos a população, caso medidas não sejam adotadas, pois inúmeras são as problemáticas do local, onde já foram presenciados vários vazamentos da rede de esgoto, redes pluviais que se infiltraram no barranco proporcionando a princípio deslizamentos pequenos.

Marechal Floriano é um dos 957 municípios monitorados pelo CEMADEN tendo como histórico de registros de desastres naturais decorrentes  de movimentos de deslizamentos de encosta.