Retirada de radar, em trecho que já registou dezenas de mortes na BR-262, é tema de debate quente no Plenário da Câmara de Marechal Floriano

por Assessoria de Comunicação publicado 07/06/2021 13h25, última modificação 07/06/2021 13h25

A nona Sessão Ordinária, seguida de uma Sessão Extraordinária, na noite desta última terça (01) no Plenário Pedro Schunk, foi de provação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e do Refis, programa de parcelamento de dívidas relativas aos impostos municipais. O debate esteve forte sobre a questão do trânsito, onde os parlamentares criticaram fortemente a iniciativa do Governo Federal, através do DNIT, que retirou um radar, em trecho perigoso, antes de uma ponte com curva, próximo à entrada de Rio Fundo, na BR-262.

 

Os parlamentares agradeceram o diretor do Detran/ES, Givaldo Vieira, que atendeu ao pedido dos representantes municipais e deslocou uma equipe para refazer a sinalização horizontal de trânsito. A Secretaria de Interior e Transporte também recebeu agradecimentos dos vereadores, devido a reabertura e cascalhamento de várias estradas rurais, em todo o interior de Marechal Floriano.

 

Renato Werneck (PSDB) defende que o município realize parceria para a instalação de um Instituto Federal (IFES) na sede do município. De acordo com o parlamentar, uma iniciativa com este propósito, seria bem recebida no Governo Federal. Ainda na área educativa, o tucano solicitou a pintura na escola Elisiário Ferreira Filho.

Abrão Levi Kiffer (PTB) demonstra insatisfação com a retirada do radar na Rodovia BR-262, km 48, na entrada de Rio Fundo. Segundo o petebista, o redutor de velocidade no local evita mortes naquele trecho, onde houve vários acidentes, com dezenas de vítimas fatais. 

O ex-presidente da Câmara, Jacinto Catelan, e mais três funcionários perderam a vida em um acidente no local, onde várias mortes foram registradas, como a mais trágica, que vitimou, entre adultos e crianças, sete pessoas, após o veículo cair da ponte estreita, dentro do rio.

Coquinho, como é conhecido, revelou que, por poucos centímetros, não sofreu um acidente no trecho, quando uma carreta quase colidiu como o veículo onde trafegava. A comunidade do entorno planeja fazer um protesto, com o fechamento da pista. Por sua vez, o vereador protocolizou um Ofício, destinado ao DNIT, para que o órgão federal reinstale o redutor.

Navar Boeno (PSB) falou sobre a importância da implantação de ciclovias na cidade. O parlamentar relatou que presenciou um acidente em que uma ciclista havia sido atingida por um veículo. O socialista também solicitou informações sobre se há previsão de início da captação de esgoto na Rua Ida Rupf, em Costa Pereira.

Felipe Del Puppo (Rede) solicitou a roçagem na Rua Germano Schunk e alertou sobre o perigo do tráfego no local, onde o mato esconde um barranco, que pode ocasionar em acidente, se o serviço não for realizado. O parlamentar também questionou sobre o motivo em que os garis não estão recebendo adicional de insalubridade. Del Puppo aguarda resposta da prefeitura sobre uma solução para esta questão.

Natalino Bianqui (PRTB) solicitou à Polícia Militar que efetue a fiscalização de trânsito sobre os veículos, que estacionam sobre as calçadas, e motocicletas com escapamento modificado. O vereador comentou sobre o problema da falta de estacionamento e de calçadas no centro de Marechal Floriano.

 

Dório Braun (Rede) indicou a municipalidade que realize a manutenção no veículo utilizado na limpeza de fossas sanitárias residenciais. O vereador alerta que o valor cobrado por empresa, que realiza este serviço de forma particular, é inacessível para a maioria dos florianenses. Placas de sinalização indicativa para as comunidades do interior são de utilidade para o turista e para aquele que visita à cidade, de acordo com Braun. Ele pede a instalação da sinalização para este fim.

 

Cezinha Ronchi (PSDB) se mostrou indignado com a retirada do radar, no trecho perigoso da rodovia federal, se somando a fala do colega de Plenário, Abrão Kiffer. O presidente da Casa agradeceu ao atendimento de demanda da comunidade de Taquaral, onde o transporte escolar ampliou o itinerário para as proximidades das residências dos estudantes que residem nesse local.

Ronchi informou que a Universidade Federal do Estado do Espírito Santo está realizando, por meio da equipe de arqueologia do professor, Celso Perota, um trabalho de visita a locais onde pode haver artefatos de civilizações passadas.

Em Santa Maria, um artefato indígena foi encontrado pela equipe e será destinado a um museu, localizado no município. O tucano também falou sobre a necessidade de o município efetivar o serviço disque-silêncio, pois há um problema com os carros que transitam com som alto, o que atrapalha o descanso de pessoas idosas e enfermas.

Fonte de divulgação da matéria e reportagem completa: www.noticiacapixaba.com

📷 (Fotos: Cícero Modolo - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)