Tradição centenária do “Bom Princípio” se mantém em Araguaya

por Cicero Modolo publicado 06/01/2023 13h14, última modificação 06/01/2023 13h14
Essa manifestação cultural foi trazida da Itália, pelos imigrantes

Dezenas de crianças de Araguaya podiam ser vistas pelas ruas bem cedinho às 5h35min, batendo nas casas, em frente à Estação de Araguaya e parando os Nônos e Nonas pelas ruas para pedir “Bom Princípio de Ano Novo”, sem dúvida um belo espetáculo de ser apreciado para quem aproveitou para acordar de manhã no dia 01 de janeiro de 2023 e começar o ano com o Pé Direito. Para muitos moradores, dar balas, doces ou até mesmo dinheiro para as crianças significa ter um ano cheio de prosperidade.

Essa manifestação cultural foi trazida da Itália, pelos imigrantes. No início da colonização italiana as crianças embrenhavam-se pelas picadas, a pé e descalças para desejar o “buon principio d’anno” e geralmente ganhavam algo em troca.

As crianças ficam alvoroçadas e curiosas para saber o que vão ganhar e enchem as sacolas de presentes. Anualmente, no capodanno (passagem de ano), as crianças da região de Araguaya, percorrem as casas desejando “buon principio d’anno”, ou um bom início de ano. As famílias se preparam com os pacotes especiais para entrega, sempre na manhã do dia 1º de janeiro, onde recebem o desejo de um feliz ano novo e prosperidade. Neste ano foram distribuídas mais de 100 sacolas de doces.

O “Bom Princípio de Ano Novo”, declarado um Patrimônio Cultural Imaterial em Marechal Floriano, realizado anualmente, em 1º de janeiro, no Distrito de Araguaya, Lei Municipal Nº 2.365, de 10 de setembro de 2021. Também foi inserido no Calendário de Eventos do Município, pela Lei Municipal Nº 1.507, de 27 de agosto de 2014.

O Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi sempre esta ajudando a comunidade para manter viva essa tradição que foi trazida da Itália, pelos imigrantes. “buon principio d’anno. Tradição centenária trazida pelos Imigrantes italianos que colonizaram Araguaya é mantida até hoje. Ver a alegria das crianças não tem preço. Que nosso Senhor continue sempre abençoando e protegendo nossas crianças. Minha pequena Ana Cecília também participou, já são quatro gerações de nossa família que participam dessa tradição que não pode acabar. Parabéns a todos que colaboram para manter viva essa tradição. Parabéns crianças. Que Deus continue abençoando todas às crianças”, disse Cezinha Ronchi.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Divulgação.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.