Projeto Cidadania da Mulher, o “Ônibus rosa” chega a Marechal Floriano

por assessoriacm22 publicado 20/04/2023 13h05, última modificação 20/04/2023 13h05

Nesta quinta-feira (20), das 09h da manhã, até as 16h da tarde, o Ônibus Rosa, parte importante do projeto Cidadania da Mulher, estará na Praça José Henrique Pereira, centro de Marechal Floriano.

O projeto é uma realização da 20ª Subseção das Montanhas OABES, por meio da Comissão da Mulher Advogada em parceria com a Prefeitura Municipal de Marechal Floriano e conta com diversos serviços prestados exclusivamente ao público feminino, dentre eles, serviços de saúde, regularização do cadúnico, atendimentos personalizados com psicólogas e assistentes sociais, atendimento com advogados, cursos para geração de renda e a retirada da 2ª via de documentos.

Vinícius Coutinho, Presidente da vigésima subseção da OAB no Espírito Santo, informa a importância da iniciativa “Esse é um projeto idealizado pelo Tribunal de Justiça, com apoio da Prefeitura e da nossa subseção da OAB. Nossa região de colonização alemã e italiana infelizmente possui uma forte tradição machista, e a violência doméstica está aqui, não é diferente de outros lugares do Brasil. A iniciativa, que tem também cunho pedagógico é muito importante no combate a violência contra as mulheres, por essas razões, pretendemos retornar mais algumas vezes por ano”, acrescentou.

Advogada na comarca de Marechal Floriano, Doutora Rosiane Costa de Araujo ressaltou a importância da participação das secretarias no projeto “As secretarias estão hoje ofertando vários serviços, hoje nós estamos voltados para as mulheres que sofrem violência doméstica no projeto Cidadania Mulher, o Ônibus Rosa, então nós viemos acolher mulheres que estejam vulneráveis, que estejam sofrendo violência doméstica, no intuito de dar suporte psicológico. Aqui temos os profissionais do CREAS e do CRAS, temos psicólogos, assessoria jurídica e exames, para avaliar as necessidades dessas mulheres”, declarou.

Dedicada a Assistência social, Hortência Pagung informa que um dos objetivos é levar conhecimento a mulheres que sofram violência, “Vivemos em uma sociedade altamente machista e patriarcal e por muitas vezes, algumas mulheres nem conseguem entender que estão no clico de violência, então, estamos aqui hoje para contribuir e mudar a realidade delas”

Tendo um importante papel no projeto, Maria Inês Martins Veltri Costa explica mais afundo o método de conscientização utilizado, “Nós trabalhamos também com cartilhas, com violentômetro e com assediômetro. O trabalho que fazemos é perguntar se a mulher sabe sobre a violência doméstica, se conhece a Lei Maria da Penha, temos uma conversa, porque a violência começa de uma forma muito sutil, que muitas pessoas não conseguem identificar o que ela é, temos além da violência física, a psicológica, a patrimonial e a violência sexual, então o objetivo do ônibus é mostrar que há varias violências porque às vezes as mulheres que passam por essas situações, não são capazes de enxergar que estão inseridas nesse meio”, declarou.

✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.