Jornalista do Montanhas Capixabas é homenageado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

por assessoriacm22 publicado 29/09/2023 13h20, última modificação 29/09/2023 13h20

Alguns dos personagens que fizeram e fazem a história da comunicação no Espírito Santo foram homenageados, na tarde da última quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Eles receberam a Comenda do Mérito Legislativo Jairo Maria, que leva o nome de um dos mais renomados radialistas do Estado.

Entre os homenageados está o jornalista do portal Montanhas Capixabas, Cícero Rafael Walcker Modolo. O proponente da sessão foi o deputado estadual Dary Pagung (PSB), que contou com a presença da esposa e do filho do radialista, Maria Claydes Dalla Maia e Jairo Maia Júnior. Foram homenageados 26 comunicadores capixabas. A comenda é a maior honraria do Legislativo para profissionais da área.

Cícero Modolo disse que ficou honrado por estar entre os comunicadores capixabas que receberam a homenagem. “Essa comenda é motivo de muito orgulho para mim. Estou extremamente feliz e agradecido ao deputado Dary Pagung por receber essa horária. É muito gratificante receber esse reconhecimento após dedicar tanto tempo e amor a minha profissão e ao meu trabalho”, disse Cícero.

Ele ainda agradeceu a sua família e amigos pelo apoio aos anos dedicado à comunicação. “Agradeço especialmente à minha esposa Katiane Ewald Modolo, meus pais Rafael e Regina, à Câmara de Marechal Floriano, onde também trabalho e aos diretores do portal Montanhas Capixabas pelo carinho em ter me recebido na equipe.  É um orgulho estar entre as pessoas que fizeram e fazem parte da história da comunicação capixaba. Jairo Maria faz parte da história de muitas pessoas”,  enalteceu Cícero.

De acordo com o deputado Pagung, os comunicadores desempenham papel fundamental na manutenção da verdade e no fortalecimento da democracia. “Estamos aqui hoje não apenas em reconhecimento à memória de Jairo Maia, mas também para homenagear os comunicadores, que todos os dias dedicam seu tempo e energia para manter nossa comunidade informada, engajada e conectada. Vocês são os guardiões da verdade e construtores da democracia. Responsáveis por nos manter conscientes dos desafios que enfrentamos e das conquistas que alcançamos”, ressaltou o parlamentar.

Além de Dary Pagung, Suzana Tatagiba e dos familiares de Jairo Maia, compuseram a mesa da solenidade a gerente de comunicação do Ministério Público do Espírito Santo, Fabíola Zardini; o presidente do jornal A Notícia do Caparaó, José Salotto; o diretor de jornalismo Fabiano Rossi; o vereador e presidente da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames) e da Câmara Municipal de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi Junios (PSDB); além de vereadores dos municípios de Mimoso do Sul e Afonso Cláudio.

JAIRO MAIA – Com mais de 50 anos de trabalhos dedicados ao rádio, Jairo Maia foi um ícone da comunicação no Espírito Santo, tendo iniciado a carreira em 1957, em Cachoeiro de Itapemirim. Ele faleceu em março de 2013, aos 77 anos, vítima de um linfoma que provocou falência múltipla dos órgãos. Em 2017, por meio da Resolução 4.675, foi criada a comenda que leva o nome dele.

Fonte: Montanhas Capixabas