Câmara Municipal de Marechal Floriano marca presença na 29ª Festa do Café em Santa Maria.

por assessoriacm22 publicado 14/12/2023 17h26, última modificação 14/12/2023 17h26

A tradicional 29ª edição da Festa do Café levou uma multidão a Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano, no último final de semana. Durante os dias do evento foram realizados vários concursos, sorteios e homenagens a pessoas ligadas ao cultivo do café. Estiveram presentes na festa durante os dias do evento o Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi e os vereadores Vereador Felipe Del Puppo, José Rodolfo Krohling (Dodô) e Dório Alfredo Braun, bem como o Deputado Estadual Adilson Espíndula.

O evento, que também proporcionou passeios de ciclismo, motocross, e a tradicional Caminhada do Imigrante, promoveu uma experiência enriquecedora em Santa Maria, distrito de Marechal Floriano.

O percurso da caminhada, com 23 km de entusiasmo, reflete os passos dos imigrantes europeus que, em tempos passados, trilharam o caminho entre os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano. A iniciativa tem como objetivo não apenas proporcionar uma jornada física, mas também convidar os capixabas a se aprofundar na história dos primeiros imigrantes alemães, desde a comunidade de Santa Úrsula, em Domingos Martins, até Santa Maria de Marechal.

A concentração teve início às 6h na comunidade de Santa Úrsula, em Soído de Cima, Domingos Martins, permitindo que os participantes se preparassem para a jornada. O suporte do carro de apoio acompanhou os caminhantes durante todo o trajeto, garantindo não apenas segurança, mas também conforto aos participantes. Destacando-se não apenas como um evento cultural, a 29ª Caminhada do Imigrante também abraçou uma causa nobre. A inscrição para o evento consistiu na doação de dois litros de leite, que foram direcionados ao Hospital de Domingos Martins e à instituição Sou Feliz. Essa ação social reflete o compromisso dos organizadores em contribuir de maneira significativa com a comunidade.

Cristiany Kruger, uma das organizadoras, expressou profundos agradecimentos à equipe, às comunidades envolvidas e à família do Sítio Paraíso. "Em nome da equipe da Caminhada do Imigrante, expresso profundos agradecimentos a todos que tornaram o evento especial. Agradeço especialmente à dedicada equipe de apoio e às comunidades de Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Úrsula, além da generosidade da família do Sítio Paraíso, que foram fundamentais para o sucesso da jornada. Agradeço também às doações de frutas que mantiveram os caminhantes revigorados. Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram. Por fim, agradecemos ao Senhor Jesus Cristo por nos abençoar durante o percurso. Obrigada por fazerem da 29ª Caminhada do Imigrante um evento memorável. Juntos, construímos uma experiência única. Até a próxima jornada!" disse Cristiany.

A presença dos vereadores e do Deputado Estadual Adilson Espíndula destaca a importância do evento como uma oportunidade não apenas de celebração cultural, mas também como um meio de resgate histórico. A 29ª Festa do Café reafirma a tradição e celebra a diversidade cultural que fazem um marco em Santa Maria de Marechal Floriano.

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES. / 📷 Fotos: Divulgação e Ana Paula Mill.