Casa é transformada em presépio natalino e vira atração em Marechal Floriano

por Daniel Soares publicado 10/12/2021 16h37, última modificação 10/12/2021 16h37

Um cenário de muita luz, habitado por uma família simples, onde o bebê descansa sobre a manjedoura e os pais vigiam a criança enquanto ela repousa tranquilamente. A descrição é bastante conhecida, especialmente no mundo ocidental, onde a maioria dos países tem suas raízes fincadas no cristianismo.

Em Marechal Floriano, esse cenário encanta quem passa pela casa da professora aposentada Elineia Stein Vieira Nunes e do servidor público aposentado Aldemir Vieira Nunes, na Rua Thieres Veloso, no Bairro Jarbinhas, centro da cidade. O casal se diz apaixonado pelo clima natalino. E essa paixão fez com que Elineia recebesse a decoração natalina como tradição, passado por gerações da sua família, começando pela avó, depois pela mãe e agora com ela.

“Eu monto esse presépio há 40 anos, que vem de geração da minha família. Veio da minha avó, passando para minha mãe e quando minha filha mais velha tinha um ano, eu comecei a montar o presépio. Eu sempre compro um presépio novo a cada ano para decorar minha casa no mês de dezembro, tenho vários modelos e tamanhos, e o que mais me motivou a dar continuidade a enfeitar a casa para o Natal foram as minhas filhas, sobrinhos e agora é o meu netinho Enzo”, relata Elineia.

A montagem do presépio ainda é no formato tradicional, com enfeites como musgo natural buscado na mata, segundo Aldemir, que arruma tudo com perfeição e com muita alegria para seu netinho, filhas, sobrinhos e todos moradores daquela rua, que ficam aguardando ansiosos o início das montagens dos preparativos. Quando chega dezembro, os vizinhos ficam perguntando: “vai montar o presépio esse ano?”.

Todos os anos, a montagem do presépio começa sempre no dia 6 de dezembro, e só é retirado no dia 6 de janeiro do ano seguinte, dia em que é celebrado o Dia de Reis. Esse dia é popularmente conhecido como o momento em que se encerram as celebrações natalinas e a árvore de Natal é desmontada. Porém, a data carrega consigo uma série de significados e é comemorada das mais diversas maneiras ao redor do mundo.

Uma curiosidade é que Dona Elineia elaborou um sistema para seu netinho saber quando será o dia do Natal: ela montou uma árvore sem enfeites, e todos os dias seu netinho Enzo coloca um enfeite. Quando ele puser o último enfeite, então será o dia de  Natal.

O casal é criterioso na hora de produzir os enfeites. “Nós tentamos ser coerentes. Cuidamos da iluminação, evitamos jogar itens de qualquer maneira e tentamos unir o religioso, com a construção do presépio, ao estilo da nossa tradição, que valoriza a presença do Papai Noel”, explicam.

O trabalho para deixar tudo pronto não foi fácil. O casal sempre optou por uma decoração mais tradicional, com a presença da Sagrada Família e do Papai Noel, adornados por detalhes como carpete, cerca e iluminação. A cena encanta os moradores. “São muitos objetos cênicos, algo que as pessoas só estão acostumadas a ver em shoppings. Então, todas as noites os moradores estão aqui fazendo fotos”, contam orgulhosos.

Fonte: https://www.montanhascapixabas.com.br/casa-e-transformada-em-presepio-natalino-e-vira-atracao-em-marechal-floriano/