Câmara de Marechal Floriano participou do 1º Seminário sobre Sustentabilidade Capixaba

por Assessoria de Comunicação publicado 07/06/2021 17h15, última modificação 07/06/2021 17h15

O Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi participou, na tarde da última quarta-feira (02), do 1º Seminário Sustentabilidade Capixaba, realizado no Município de Guaçuí, Caparaó Capixaba, no Cerimonial Casa da Prata. O evento contou com a presença do Governador Renato Casagrande e da Primeira Dama do Estado, Srª Maria Virgínia Casagrande.

Na ocasião, Casagrande na compania da Primeira Dama, Virgínia Casagrande e o anfitrião do evento Elias Carvalho e toda sua comitiva, além do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Fabrício Machado, plantou no local onde aconteceu o Seminário uma muda de Ipê-Amarelo e outra de Ipê-Rosa.

Durante o Seminário, grandes nomes da luta pelo meio ambiente estiveram no 1º Seminário Sustentabilidade Capixaba de forma virtual,  dando palestras sobre a importância da preservação e os impactos das cidades nos biomas. Renato Casagrande em palestra no 1° Seminário Sustentabilidade Capixaba, Casagrande elogiou a região do Caparaó e destacou a importância da preservação ambiental. “Todos que querem ganhar dinheiro precisam ter preocupação ambiental. A nossa região do Caparaó é uma das mais lindas do mundo. O que agrada quando as pessoas vêm aqui é a beleza do ambiente. Esta região está vinculada ao turismo e à agricultura. Sem preservação não vai conseguir ser esse polo. Ambiente e economia estão intimamente ligados”, observou.

Além do Vereador Cezinha Ronchi que é Vice-Presidente da Ascamves,  também estiveram presentes o Diretor Presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mario Louzada; os Deputados Estaduais Coronel Alexandre Quintino e Luciano Machado; os Prefeitos Paulo Cola (Piúma), Ninho (Dores do Rio Preto), Sérgio Fonseca (Jerônimo Monteiro), Dito Silva (Muniz Freire), Cacalo (Muqui) e Toninho Gualhamo (Bom Jesus do Norte); além de Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários Estaduais e Municipais e lideranças locais.

Esse Seminário veio para mostrar o que tem sido feito em prol da redução/compensação dos impactos do desenvolvimento sobre os recursos naturais, tanto por iniciativa governamental como pela sociedade civil, empresas, e também pelo que está sendo investido no meio rural, com reflexos na área urbana e vice-versa. Tendo em vista que é fundamental seguir propondo, debatendo e buscando as soluções para as questões que envolvem a água, o clima, as florestas e sua relação entre si e com o ser humano. Seguramente essa busca, para ser frutífera, precisa ser feita em conjunto pelos diversos segmentos da sociedade.

O objetivo do 1º SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE CAPIXABA é apoiar as iniciativas em busca de uma nova consciência ecológica sobre a importância da recuperação, preservação e uso responsável dos recursos naturais, junto com as comunidades dos municípios do Espírito Santo. É uma proposta de médio e longo prazo, mas que também visa resultados com impacto imediato, em especial no que diz respeito ao conhecimento, à valorização e a divulgação das boas iniciativas governamentais, não governamentais e privados em prol do uso de energias renováveis e sustentáveis, da segurança hídrica, da redução dos impactos, da remuneração por serviços ambientais e da qualidade de vida das populações. Tem como pilar a compreensão da importância dos recursos naturais como bens essenciais à vida, com valor econômico, social, ambiental, cultural, histórico e religioso.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano