Vereadores da Câmara Municipal reuniu-se com a Secretária Municipal de Saúde para esclarecer falta de medicamentos da farmácia básica do Município de Marechal Floriano

por Cicero Modolo publicado 17/05/2022 14h40, última modificação 17/05/2022 14h41

Na noite da última segunda-feira (16), os Vereadores se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na sala de reunião da Câmara Municipal de Marechal Floriano para prestar informações da falta de medicamentos na farmácia básica do Município.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Maria Arlete Novaes Moraes Silva, objetivo da reunião com os Vereadores foi para informar que esta tramitando o processo licitatório para compras de novos lotes de medicamentos (antibióticos e injetáveis) para a farmácia básica do Município.

Estiveram presente na reunião o Presidente da Câmara de Vereadores, Cezinha Ronchi, os Vereadores, Navar Boeno, Natalino Bianqui, Maylson Littig, Abrão Kiffer (Coquinho), Dório Braun e José Rodolfo Krohling (Dodô), Felipe Del Puppo e Renato Werneck, também fizeram uso da palavra e para saber o que será feito para solucionar essa problemática da falta dos medicamentos no Município. Além dos vereadores estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Maria Arlete Novaes Moraes Silva, a Subsecretária da Semus, Fabiana Evald, a Chefe de Compras da Semus, Thaynara Silva Rhein e de forma on-line a Chefe de Compra da Prefeitura de Marechal Floriano, Ana Cristina Modolo.

O Presidente da Câmara Municipal destacou a importância de dialogar sobre o assunto, para que o poder público possa esclarecer à população sobre o que será feito para solucionar esse contratempo. Em sua fala, o Presidente preocupado com a situação da falta de medicamentos fez uma pergunta a Chefe de Compras da Semus, Thaynara Silva Rhein. “Qual a falta de medicamentos hoje na farmácia Municipal?”, a Chefe de Compras da Semus respondeu, “entre 40 a 45 medicamentos”.

Sobre a falta de medicamentos, a Secretária afirmou que a farmácia Municipal disponibiliza cerca de 270 medicamentos para a população, e apenas 40 a 45 medicamentos estão em falta e que o problema não seria por falta de recursos da gestão e sim pela falta de insumos devido à crise internacional gerado pelos conflitos entre os países da Rússia e Ucrânia.

“A falta de medicamento é visível dentro do Município, mas não é algo relacionado à ausência de competência de nossa gestão, no que tange a Secretaria Municipal de Saúde e muito menos do nosso Prefeito. Nós temos recursos, porém, toda essa polêmica de guerra que aconteceu dentro dos países, interferiu bastante na produção de insumos pra determinados medicamentos, bem como na entrega destes. Foi realizada uma licitação de lotes de medicamentos, nesse lote, 55 medicamentos não tiveram lance (foram dados como fracassados), devido à falta de insumos para a composição’’, explica a Secretária.

A Secretária Municipal de Saúde reitera que tanto a Prefeitura quanto a sua Secretaria está empenhada em realizar novo processo licitatório para compras de novos lotes de medicamentos (antibióticos e injetáveis) para a farmácia básica do Município.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.