Câmara de Marechal dá passo importante para a construção da sede própria, com inclusão no orçamento de 2022 dos valores referentes às obra

por Assessoria de Comunicação publicado 16/11/2021 10h22, última modificação 24/11/2021 11h02

A realização da 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano, na noite da última quinta (11) contou com a presença massiva de professores da rede pública municipal, em face ao pleito pela aprovação do abono salarial, acrescido no final do exercício financeiro, composto pelas sobras de recursos federais, provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

 

Na pauta do dia, também estava a LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2022 e emendas ao seu texto, que destinam recursos para a construção da nova sede da Câmara, sendo um passo importante para a realização da obra, num montante de R$ 500 mil. Sua execução será possível devido a compra de terreno, com recursos próprios, no atual exercício financeiro (2021).

 

Felipe Delpuppo (Rede)

Felipe Delpuppo (Rede) apresentou dois PL's, que denominam as áreas de lazer infantil, situadas próximas à estação ferroviária, na sede do município. O parlamentar, assim como seus colegas de Plenário, fez declaração de voto em favor da aprovação do PL do Executivo, que autoriza o pagamento do abono salarial à categoria dos professores. Na oportunidade, o vereador fez a sugestão de reajuste no valor do cartão do vale alimentação da categoria e dos demais servidores públicos municipais.

 

Abrão Kiffer (PTB)

Abrão Kiffer (PTB) indicou ao chefe do Executivo, o reajuste no repasse financeiro mensal, destinado à entidade de acolhimento aos idosos (Sou Feliz), para o valor de R$ 1,8 mil. Outra Indicação do petebista, sugere a instalação de placas, para proibir o estacionamento, no logradouro que está sendo construído sobre a linha férrea, paralelo ao beco, no final da Rua Delimar Schunk.

 

Renato Werneck (PSDB)

Renato Werneck (PSDB) reforçou o bloco dos apoiadores do PL do abono e falou sobre a importância dos profissionais da educação para o município. Projeto de Lei de sua autoria, visa a inclusão, na equipe da ‘Estratégia Saúde da Família’, de profissionais de fisioterapia e de terapia ocupacional. Em Indicação apresentada, o tucano sugere ao município, a oferta de assistência jurídica para a população carente.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) também fez declaração de voto aos professores e fez coro ao discurso proferido por seus antecessores no uso da Tribuna. Proposições, de sua autoria, sugerem a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos e uma forma de melhorar o recolhimento de entulho e lixo, derivado de móveis e eletrodomésticos.

 

Navar Boeno (PSB)

Navar Boeno (PSB) iniciou sua fala da mesma forma que seus colegas de Plenário, já em suas indicações, fez a sugestão do uso de área ociosa, localizada em um planalto, no Bairro Santa Rita, para a implantar uma fazenda solar, através do ‘Programa Cidades Inteligentes’, para a formação de uma PPP (Parceria Público-Privada), que tornaria possível sua realização. Outra sugestão a ser apresentada pelo socialista, é o ‘Programa de Coinvestimento da Cultura’, que oferece recursos do governo estadual para incentivar o setor nos municípios.

 

Maylson Littig (PSB)

Maylson Littig (PSB) também ressaltou a importância do magistério na vida orgânica da sociedade. O vereador agradeceu ao Governo do Estado pela cessão de quatro pontes de concreto, sendo duas para Bom Jesus, uma para Boa Esperança e outra para Rio Fundo. Seu agradecimento se estendeu devido a chegada de um caminhão coletor de lixo para atender ao município.

 

Dodô Krohling (Republicanos)

Dodô Krohling (Republicanos) reverberou o apoio ao PL do abono e fez indicações ao Executivo. Na primeira, solicita a construção de rampa de acesso ao segundo pavimento do Centro de Agronegócios, que conta apenas com escada e não oferece acessibilidade aos usuários. Na segunda, o republicano fez o pedido para o atendimento na área de odontologia, na unidade de saúde de Santa Maria. Aproveitando a presença da secretária pela pasta responsável, Krohling fez o pedido diretamente à gestora, pela ampliação, para o período integral, nas turmas matriculadas na creche do mesmo distrito.

 

Dório Braun (Rede)

Dório Braun (Rede) relatou que estudou em escola multisseriada e destaca a dificuldade que o pessoal do magistério tem ao lecionar. O parlamentar solicitou o plantio de palmeiras imperiais, na Rodovia Francisco Stöckl e a revitalização dos trechos da via. No distrito de Araguaya, foram solicitadas melhorias pelo vereador. Sendo o nivelamento de um bueiro e a construção de um muro de arrimo.

 

Presidente da Casa - Cezinha Ronchi (PSDB)

Cezinha Ronchi (PSDB) falou sobre a valorização dos professores, sendo seu papel fundamental para a sociedade. Na oportunidade, o tucano agradeceu a secretária de educação do município, Édia Klippel, por colaborar na solução de pendências burocráticas para a liberação de recursos federais, destinados à construção de uma creche em sua base.

Ronchi solicitou a reforma no calçamento da Rua Prest, no distrito de Araguaya. Sobre a construção da nova sede do Poder Legislativo, o presidente da Casa pontuou que, com a construção, haverá espaço para ser ampliada a escola Elisiário, situada na Rua Thieres Veloso. O vereador também se mostrou preocupado em encontrar uma solução plausível para os moradores de rua, na sede do município.

Fonte: https://www.noticiacapixaba.com/site/conteudo.asp?codigo=10327