Câmara de Marechal Floriano presente no V Congresso de Vereadores e Vereadoras do ES

por Cicero Modolo publicado 19/06/2023 21h44, última modificação 19/06/2023 21h45

A Câmara Municipal de Marechal Floriano participou, na última semana, do V Congresso Estadual de Vereadores 2023 (V Congreves). O evento foi promovido pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores (as) do Estado do Espírito Santo (ASCAMVES) em parceria com o Instituto Capacitar Para Legislar-ICPL. O congresso aconteceu no auditório do Sheraton Vitoria Hotel em Vitória - ES nos dias 14 e 16 de junho de 2023.

O evento, conduzido pelo Superintendente Executivo da Ascamves, Juscelino Brzesky e contou com a participação do vice-governador Ricardo Ferraço, do presidente da Assembleia Legislativa deputado Marcelo Santos e da Secretária de Estado dos Direitos Humanos, Nara Borgo entre outras autoridades, e dos Vereadores e Vereadoras Municipais do Estado do Espírito Santo.

Durante o V Congreves, foram realizadas várias pautas como a entrega do “Título de Sócio Fundador” para os vereadores, em face da significativa contribuição ao processo de fortalecimento do Legislativo Municipal Capixaba. Momento solene de homenagens, outorga da “Comenda do Mérito Pr. Jaime Rodrigues” e Menção Honrosa e para os palestrantes uma lembrança do V Congreves.

Durante esses três dias, o presidente da Câmara, Cezinha Ronchi e os vereadores, Navar Boeno e Dório Braun, o Assessor Jurídico, Jonathan de Paula Boeno e representantes da Casa de Lei participaram de várias palestras, roda de debate e puderam tirar dúvidas e aprender mais sobre como atuar com responsabilidade e fortalecer a atuação no município.

Entre as palestras apresentadas estão: “Vereador, alicerce da política brasileira”; “Como Vencer os Desafios Atuais e Alcançar Melhores Resultados”; “O Vereador e a Constituição”; “Os desafios da mulher nos espaços de poder“; “O Crescimento Econômico dos Municípios a Partir de Ações do Legislativo Municipal”; além de diversos palestrantes renomados.

Cezinha Ronchi falou em nome da Casa de Leis e destacou a importância de ocupar o cargo de Presidente Estadual dos Vereadores. “É um dia histórico para Marechal Floriano, é motivo de orgulho para um Vereador, ocupar um cargo tão importante, a nível de Estado. Pois, Marechal Floriano terá um representante na Ascamves, dando mais visibilidade e notoriedade para os projetos do Município, a nível Estadual. Nós vereadores não sabemos a força que nós temos, e o vereador é demanda do diariamente e o fortalecimento da Ascamves vai ajudar na capacitação dos novos vereadores, eu parabenizo a todos que vieram neste evento hoje, e faço um apelo a todos que vocês possam levar para as suas Câmaras, que se file na Ascamves, somos hoje em 26 Câmaras filiadas isso fará uma associação mais forte para poder nos representar melhor em nosso Estado”, conclama Cezinha Ronchi.

Na oportunidade, com base nos temos estatutários, e após aprovação da Assembleia Geral, tomam posse os membros da Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal para o Biênio 2023/2024 da Ascamves:

Diretor Presidente  - Ver. Cezar Tadeu Ronchi Junior – Presidente da Câmara de Marechal Floriano/ES;

1º Vice-Diretor Presidente - Ver. Willian de Souza Duarte – Presidente da Câmara de Marataízes/ES;

Secretária Geral - Ver. Brás Zagoto – Presidente da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim/ES;

Secretário Adjunto - Ver. Orlando A. dos Santos Netto - Vice-Presidente da Câmara de São José do Calçado/ES;

1º Diretor Financeiro - Ver. Sergio Angeli Lago - Vice-Presidente da Câmara de Santa Leopoldina/ES;

2 º Diretor Financeiro - Ver.ª Brunella Colombo dos Santos - 1ª Secretária da Câmara de Itarana/ES;

Diretor de Relações Institucionais - Ver. Juscelino Henck - Vice-Presidente da Câmara de Baixo Guandu/ES;

A Câmara de Marechal Floriano também realizou as transmissões ao vivo de todas as palestras e explanações de autoridades presentes no V Congreves pelo Facebook oficial da Câmara de Marechal Floriano, onde ficarão disponíveis para acessos posteriores.

Ascamves

A Ascamves foi fundada em setembro de 2017 com o objetivo de unificar as Câmaras Municipais em torno de um projeto em comum, que é fortalecer os Legislativos Municipais, por meio de um programa de qualificação constante dos Vereadores (as) associados.

Este programa de qualificação fez surgir o Instituto Capacitar Para Legislar (ICPL), que hoje é um braço de apoio da Ascamves e da Ascamvevard-MG.

✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.