Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresenta o “Projeto Restauração Florestal” para as autoridades do Executivo, legislativo e Empresários do Município de Marechal Floriano

por Assessoria de Comunicação publicado 27/05/2021 14h10, última modificação 27/05/2021 15h11

Na manhã desta quinta-feira, (27) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, apresentou para o Prefeito de Marechal Floriano, Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Instituições e Empresários o “Projeto Restauração Florestal” que serão executados no primeiro biênio da Gestão 2021-2022.

O encontro no gabinete do Prefeito teve o objetivo de apresentar o Projeto de Restauração Florestal que corresponde as áreas destruídas pela forte tempestade ocorrida em 31 de março de 2021. As áreas priorizadas pelo projeto, serão as áreas mais afetadas, localizadas nas propriedades rurais, situadas no Município de Marechal Floriano.

Participaram da reunião, o Prefeito de Marechal Floriano, João Carlos Lorenzoni, o Presidente da Câmara de Vereadores, Cezinha Ronchi, o Vereador Renato Werneck, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier, a Engenheira Florestal da SEMEARH, Lorena Feitosa, o Direto Presidente da IBRAMAR, Cláudio Leal, o Direto Financeiro da IBRAMAR, Micael Paz, o Extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva e também estiveram presentes o Diretor Geral da E&L,  Estevão Henrique Holz, a Gerente Comercial da E&L, Suzane Leite, Diretor Comercial do Grupo Venturini, Felipe Venturini, a Diretora Jurídica do Grupo Venturini, Aline Venturini e o Diretor Geral da Kaffee Exportadora e Importadora de Café, Rubens Krohling, para esta reunião foram tomados os devidos cuidados sanitários contra a Covid-19 entre os presentes.

 De acordo com Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier, o Projeto de Restauração Florestal tem como objetivo a restauração às áreas atingidas, podendo ser Área de Preservação Permanente – APP ou não. Recuperar as áreas atingidas pela forte tempestade; Além de orientar os proprietários sobre a importância e necessidade da recuperação das áreas atingidas; com tudo buscar parceiros para doação de mudas e insumos necessários para a realização deste projeto que é de autoria da SEMEARH.

Justificativa

Após uma forte chuva ocorrida em 31 de março de 2021 está SEMEARH fez um estudo para obter o quantitativo das áreas atingidas e consequentemente os danos ambientais ocorridos nessas áreas, surgindo assim a necessidade da realização desse projeto, visando a restauração das áreas atingidas. Conforme informado pela Defesa Civil, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu o alerta, sobre a possibilidade de altas precipitações que poderiam chegar de 30 a 60 mm/h, acompanhada de ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo, o que resultou no cenário encontrado após a chuva. Além dos danos ambientais encontrados, como alagamentos, quedas de árvores e estragos na agricultura, as comunidades também ficaram sem abastecimento de energia. A restauração florestal através da regeneração natural é um processo lento, com resultados a longo prazo, enquanto o reflorestamento nos dá respostas mais rápidas, pois promove-se o plantio das mudas (CEDAGRO,2014).

Propostas para alcançar o projeto, englobam as seguintes ações:

Divulgação do Projeto, para captação e inserção das propriedades rurais;

Divulgação do Projeto, para captação de parceiros a fim de subsidiar a doação de mudas e de insumos;

Avaliar as propriedades interessadas, para quantificação da área atingida pela degradação ambiental e escolha da metodologia mais adequada para implantação do projeto, tendo em vista o cenário encontrado;

Orientação técnica aos proprietários rurais quanto a metodologia a ser aplicada ao projeto;

Repasse das mudas e insumos aos proprietários rurais;

Plantio de mudas nas propriedades realizados pelos proprietários rurais, conforme proposto no Termo de Compromisso Ambiental;

Acompanhamento das áreas pleiteadas com o projeto, por amostragem, realizando vistorias técnicas semestralmente, pela equipe da SEMEARH com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento dos plantios e o cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano

Cícero Modolo

(27) 99937-4530 - cmmfes@gmail.com