Presidente da Câmara de Marechal Floriano irá representar o Município no Conselho Regional de Desenvolvimento na Microrregião Sudoeste Serrana

por Assessoria de Comunicação publicado 28/07/2021 16h02, última modificação 28/07/2021 16h02

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Microrregião Sudoeste Serrana, realizou, nesta terça-feira (27), a reunião do conselho se fez de forma virtual, no formato virtual Meeting. O Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi será o Conselheiro Regional representando o Município. O objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das Microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área, além de buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Integram o Conselho Regional de Desenvolvimento da Microrregião Sudoeste Serrana os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. O conselho é composto por representantes das prefeituras, do Poder Legislativo, do setor produtivo, das entidades locais e das organizações da sociedade Civil.

Além da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), também fazem parte do Comitê Gestor do Plano, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o subsecretário Paulo Menegueli, explica que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das Microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional terá como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orientará pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Decreto Nº 4701-R, de 30 de julho de 2020 - Regulamentação dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável

✍🏻 📷 (Texto e Fotos: Cicero Modolo e Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES).